Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Neymar e Oscar marcam e Brasil derrota Coreia do Sul por 2-0 em Seul

|

Após cerca de 30 horas de viagem até Seul, a seleção brasileira derrotou o fuso horário, o cansaço e a Coreia do Sul por 2-0 neste sábado, em amistoso realizado no World Cup Stadium da capital do país asiático.

Os gols da vitória brasileira foram marcados por Neymar, aos 43 minutos de jogo, e Oscar, logo aos 2 do segundo tempo.

Neymar, que chegou a ser dúvida após se machucar no coletivo de quinta-feira, entrou em campo normalmente e mais uma vez foi decisivo, jogando mais centrado do que está acostumado no Barcelona, onde atua quase exclusivamente como ponta esquerdo, deixando maior liberdade de movimentação para Lionel Messi.

O jogo demorou para ganhar ritmo, com os brasileiros controlando a posse de bola e exercendo a clara superioridade técnica. Os sul-coreanos, apesar de jogar em casa, se contentavam em pressionar a seleção na saída de bola, mas sem sucesso.

Publicidade

"Não é fácil superar o fuso horário, mas jogamos bem e é isso que conta. Estamos no caminho certo", declarou após a partida Neymar, que levou para casa um prêmio de 5.000 dólares por ter sido eleito o melhor jogador da partida.

O primeiro lance de perigo da partida veio aos 14 minutos, quando o ataque brasileiro acertou uma bela triangulação que deixou Hulk cara a cara com o goleiro Jung Sungr-Ryong. O atacante do Zenit russo, porém, não conseguiu finalizar com eficiência, e Ryong fez boa defesa.

Publicidade

Aos 24, Neymar tocou para Oscar, que avançou e mandou uma bomba, mas sem perigo.

A esta altura da partida, o Brasil já tinha 72% da posse de bola.

Publicidade

O primeiro ataque perigoso da Coreia do Sul aconteceu aos 28 minutos de jogo. Após cruzamento da direita, Jefferson saiu mal do gol e se chocou com Kim Bok-Yung, que escorou a bola de cabeça e quase abriu o placar.

O jogo chegou a ficar tenso no final do primeiro tempo. Os brasileiros se irritaram com as seguidas faltas em Neymar, e Marcelo chegou a revidar com um leve tapa no rosto de Chung-Yong, mas o juiz não viu. Só no primeiro tempo, o craque do Barcelona sofreu 9 das 14 faltas cometidas pelos donos da casa.

Mas Neymar parece estar aprendendo a fazer com que os adversários se arrependam de derrubá-lo incessantemente. Aos 43 minutos, após sofrer mais uma falta na entrada da área, o camisa 10 da seleção cobrou ele mesmo com muita categoria, no canto direito do goleiro Sung-Ryong: 1-0 Brasil.

Ao contrário do primeiro tempo, o Brasil não demorou para marcar na segunda etapa. Com três minutos de bola rolando, Paulinho colocou Oscar na cara do gol com um lindo lançamento rasteiro, e o ex-jogador do São Paulo, hoje no Chelsea de José Mourinho, driblou o goleiro Sung-Ryong com um corte seco e só empurrou para o gol de canhota.

Com a boa vantagem no placar, o Brasil se acomodou e viu a equipe do treinador Hong Muyong-bo, ex-jogador e capitão sul-coreano na Copa de 2002, crescer na partida.

Aos 24, a Coreia do Sul teve a sua melhor chance de marcar do jogo com Lee Chung-Yong, que, na cobrança de um escanteio, se adiantou à zaga brasileira e desviou de cabeça na primeira trave. A bola passou muito perto do gol de Jefferson, que só pôde fazer golpe de vista.

O técnico Luiz Felipe Scolari aproveitou para fazer diversas mudanças e testar jogadores. Hernanes entrou no lugar de Paulinho, Maxwell no de Marcelo, Bernard na posição de Oscar e Lucas Leiva, primeira vez convocado por Felipão, assumiu as funções de Luiz Gustavo.

Mas as mudanças não surtiram muito efeito, e o Brasil começou a errar sucessivos passes na saída de bola. Os sul-coreanos, porém, não conseguiram aproveitar os "presentes" e, apesar da pressão nos minutos finais, não assustaram o gol de Jefferson, que foi muito pouco exigido.

Com mais uma boa vitória no bolso, o Brasil agora viaja a Pequim, onde enfrentará na próxima terça-feira a seleção da Zâmbia em outro amistoso de preparação para a Copa do Mundo de 2014.

am/ma

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.