Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia aprova plano antidoping para tentar limpar imagem

Mais Esportes|

MOSCOU (Reuters) - O primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev, aprovou nesta segunda-feira um plano concebido para acabar com o doping, parte de uma iniciativa de Moscou para reabilitar sua imagem esportiva manchada e reverter uma proibição à maioria de seus atletas que competem internacionalmente.

As medidas, publicadas no site oficial do governo, incluem a criação de um novo laboratório nacional antidoping e programas educativos para desestimular o uso de remédios de melhora de desempenho.

Fazer com que a já existente Agência Russa Antidoping (Rusada, na sigla em inglês) cumpra integralmente os padrões internacionais é outro objetivo.

A Agência Mundial Antidoping (Wada) suspendeu a Rusada depois que um relatório publicado em novembro de 2015 apresentou indícios de doping patrocinado pelo Estado e a acusou de violar regulamentos antidoping sistematicamente.

Publicidade

As autoridades russas negam existir um programa de doping patrocinado pelo Estado, mas prometeram seguir as recomendações internacionais para que as suspensões da Rusada e do Comitê Paralímpico Russo sejam revertidas.

No mês passado a Wada anunciou que está permitindo que a Rusada planeje e coordene exames sob a supervisão de especialistas internacionais, dizendo que a agência cumpriu alguns dos requisitos para ser reincorporada.

Publicidade

Mas na semana passada a Wada disse à Reuters que a Rusada ainda precisa fazer várias coisas antes de poder recuperar sua credencial, incluindo uma "série de auditorias de conformidade que a Wada irá realizar nos próximos meses".

A Wada informou que irá publicar os requerimentos restantes para que a Rusada volte a estar em conformidade no final deste mês.

(Por Gabrielle Tétrault-Farber)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.