R7 - Esportes

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Esportes/Mais Esportes/Notícias

Icone de Mais Esportes Mais Esportes

publicado em 02/09/2011 às 21h13:

Popó desfaz polêmica sobre MMA
e elege melhor combate do UFC Rio

Boxeador está empenhado na regulamentação do esporte e na criação de confederação

Do R7

Publicidade

Quatro vezes campeão mundial de boxe, o baiano Acelino “Popó” Freitas não faz parte dos críticos que apontam o MMA, o antigo vale-tudo, como um esporte brutal e sem sentido, e manifesta seu apoio na busca pela regulamentação da modalidade através da criação de uma Confederação Brasileira.

Acompanhe a página de MMA do R7

Por fugir da “rivalidade” entre boxe e MMA, o deputado federal estranhou ao ler recente entrevista ao blogueiro do R7 Cosme Rimoli, na qual afirma ter sido mal-interpretado, alegando que jamais criticaria o esporte em ascensão, que “veio para ficar”.

- Não tem nada a ver. Quem me conhece sabe a pessoa que sou. Estou muito ligado ao MMA, que está em alta. Criou-se uma polêmica com a pessoa errada. 

Por não concordar com a entrevista, procurou o R7 por meio de sua assessoria de imprensa e pediu para falar novamente. 

Popó é “figurinha carimbada” em alguns dos principais eventos de artes marciais mistas do país, como Jungle Fight e Shooto Brasil, além de ter presenciado de perto o retorno do UFC ao país, após 13 anos sem pisar em solo brasileiro.


Mostrando ser conhecedor do esporte, o baiano bom de briga elegeu a melhor luta da noite no UFC Rio, daquele que, por coincidência, foi seu sparring antes mesmo de qualquer um deles brilhar no esporte.

- A [luta] do Minotauro. Pela situação dele, um cara que fez três cirurgias, ficou de muleta e surpreendeu a todos. Ele treinava boxe antes, depois é que foi para o jiu-jitsu. Treinamos nessa época, na Bahia.

Acompanhe a entrevista exclusiva na íntegra

R7 - Você recebeu críticas de pessoas ligadas ao MMA por causa da entrevista ao blog?
Popó -
 Li hoje [sexta-feira] quando meu assessor me mandou e não tem nada a ver, nem as palavras. Quem me conhece sabe a pessoa que sou. Estou muito ligado ao MMA, que está em alta agora. Muitas pessoas falam que o MMA apagou o boxe, mas estou sempre discordando, tanto que nas últimas lutas do UFC todos ganharam no boxe, Minotauro, Shogun e Anderson Silva. Quando que vou falar mau de uma modalidade que eu mesmo fiz um projeto de lei para regulamentar ela no nosso país? 

R7 – Quais são os objetivos com a criação da Confederação Brasileira de MMA?
Popó -
Esse projeto de lei para regulamentação do esporte eu lancei faz 20 dias. E apoio o Carlão Barreto [ex-lutador], que será o presidente, para a criação dessa confederação. Já está tudo pronto, estamos dando prosseguimento para que fique igual nos EUA, nos mesmo moldes. Eles fizeram e deu certo, então temos que ter por aqui também.

R7 – Será o órgão responsável por realizar exames antidoping, por exemplo?
Popó –
Sim. A confederação é para que a gente possa fiscalizar e apoiar alguns eventos de MMA e para registrarmos os resultados corretos. Porque, em alguns eventos, a gente vê combates terem resultados errados ao fim da luta. É importante, porque confederação não vai ter promotor, apenas pessoas ligadas à luta, vai ser um órgão fiscalizador.

R7 – Então o MMA veio para ficar?
Popó -
Veio para ficar, com certeza. Mas o boxe vai ser sempre o boxe, sempre falo isso. Tivemos a época do Pelé, do Senna, do Guga, do Popó, e hoje é a época do UFC. Do Anderson Silva, Shogun, Minotauro e essa galera toda. Temos que respeitar.

R7 – Você acompanha MMA faz quanto tempo?
Popó -
Desde a época em que era nomeado como vale-tudo e não existia números, rounds, nem luvas e [categorias de] peso. Acompanho desde essa época quando começou aqui na Bahia com um cara chamado Betão e outro chamado Becão. Também via a época em que o Royce lutava e aquela galera toda, sempre gostei.

R7 – Então você é um fã?
Popó -
Sim, com certeza.Sou fã do Rogério [Minotouro], Rodrigo [Minotauro], Vitor Belfort, Anderson Silva, [Júnior] Cigano e Zé Aldo. São tops de linha brasileiros e que, hoje, não tem ninguém para bater nesses caras.

R7 – O que achou do retorno do UFC ao Brasil?
Popó -
Fiquei muito feliz. Como já fiz várias lutas no Showtime e HBO [canais da TV americana] com aquela produção toda, pude reviver um pouco disso. E pude perceber, como fã e torcedor, a emoção que as pessoas têm, mas que eu nunca participava. Dessa vez eu pude ver o show, foi muito legal. O primeiro UFC da minha vida.

R7 - Qual luta você mais gostou?
Popó -
A do Minotauro. Pela situação dele, um cara que fez três cirurgias, ficou de muleta e surpreendeu a todos.

R7 – É verdade que vocês treinaram juntos antes mesmo dele ser campeão de MMA e você de boxe?
Popó –
Sim, treinamos muitas vezes. Ele treinava boxe antes, depois é que foi para o jiu-jitsu. Treinamos nessa época, na Bahia.

R7 – E ele era bom lutando boxe?
Popó –
Sim, ele sempre foi “bonzinho” de mão. Depois ele se enroscou no jiu-jitsu e acabou lutando no Pride e aquela coisa toda. Foi muito legal.

Veja as respostas do quiz

 


 

Veja Relacionados:  ufc, mma, Strikeforce
ufc  mma  Strikeforce 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping