27 de Maio de 2016
Campeão mundial de jiu-jitsu, paulista passará a competir entre os meio-médios (77 kg)
Depois de um início avassalador no UFC, quando conquistou cinco vitórias seguidas por finalização e chegou a disputar o cinturão com Anderson Silva, o paulista Demian Maia decidiu por fim à sua trajetória entre os pesos médios (84 kg) para traçar novos rumos na divisão de baixo.
Vindo de derrota para Chris Weidman em janeiro e em rápida recuperação de uma cirurgia na mão esquerda, Demian confirmou a decisão em primeira mão para o R7, que, tomada em conjunto com sua equipe, busca evitar “a vantagem dada aos adversários”.
Acostumado a lutar com 5 kg a menos que os rivais no octógono, Demian agora estará em igualdade de estrutura física – peso e altura -, mas terá um novo oponente pela frente: a desidratação para atingir os 77 kg limites dos meio-médios. “Acho que vai ser tranquilo”.
Acompanhe a página de MMA do R7
Ao mesmo tempo confiante na adaptação na nova categoria, o lutador também sonha em enfrentar St. Pierre, campeão incondicional dos meio-médios, depois de “algumas lutas”, sem pressa.
Leia na íntegra o rápido bate papo do lutador com o R7. Vale a pena:
R7 – Demian, muito se falou sobre uma possível mudança de categoria. Agora é oficial?
Demian - Pode confirmar, vou descer de categoria, sim. Até então eram apenas especulações, mas nesse tempo em que estou me recuperando da cirurgia a gente viu que meu peso não passou dos 89 kg, então acho que vai ser tranquilo chegar aos 77 kg.
R7 – Qual foi o motivo dessa decisão?
Demian - A decisão foi tomada em conjunto com toda a equipe, justamente porque eu estava dando muita vantagem aos meus adversários. Eles lutavam com 93 kg, 94 kg, e eu não passava dos 88kg. É uma vantagem de quase uma categoria.
R7 – Quais são seus objetivos nesse novo peso? Tem algum adversário que queira enfrentar?
Demian - Como qualquer lutador, quero ser campeão. E nessa nova categoria, tem um campeão tão bom quanto o Anderson Silva, que é o St. Pierre. Claro, quero lutar com ele e ser o campeão, mas primeiro preciso vencer lutas e dar tempo ao tempo.
R7 – Você nunca precisou desidratar e depois recuperar tanto peso. Acha que, aos 34 anos, você se adaptará bem?
Demian - Não me preocupo com isso, e sim com meu rendimento. Tenho o biotipo parecido com dos meus adversários, e com altura boa para essa categoria. Sempre fui magro e bato os 90 kg quando me esforço muito.
R7 – Você espera competir com quantos quilos nessa nova divisão?
Demian - Acredito que eu deva lutar com 85 kg ou 86kg, que é o peso com que eu lutei nas primeiras vezes no UFC.
R7 – Você já realizou algum teste para ver se irá alcançar o limite da categoria?
Demian – Ainda não. Voltei a treinar na segunda (12), estou começando a mexer a mão de novo. Meu médico já liberou para alguns exercícios. A gente vai sentar semana que vem para fazer esse teste, mas espero que seja o mais breve possível.
R7 – Como você se imagina nessa nova categoria? Em que posição?
Demian – Não sei, não tenho nem ideia. Quero fazer minha primeira luta e ver como vou me encaixar. Não sei mesmo, mas nem é a minha preocupação.
Veja as respostas do quiz
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7