R7 - Esportes

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Esportes/Mais Esportes/Notícias

Icone de Mais Esportes Mais Esportes

publicado em 13/01/2012 às 11h56:

Atletas do UFC perdem em um dia peso que “normais” demoram meses para conseguir

Sauna, alimentação e exercícios fazem Belfort e rivais diminuírem até 8 kg

Do R7

Publicidade

O brasileiro Vitor Belfort anunciou nesta quinta-feira (12) que precisa perder 5 kg para a pesagem da segunda edição do UFC Rio. O evento ocorrerá neste sábado (14), mas os atletas precisam estar no peso correto de suas categorias nesta sexta (13). Por isso, é comum dentro do MMA que os lutadores percam, em 24 horas e até com certa facilidade, a mesma quantia que mulheres e homens de dieta demoram meses para conseguir.

Vitor Belfort celebra boom do UFC

Chad diz que vai acabar com Zé Aldo no "quintal de casa"

Vitor Belfort precisa perder peso para chegar aos 84 kg, o peso oficial dos médios no UFC. No ano passado, Wanderlei Silva foi outro que teve de apertar a alimentação para conseguir bater a balança na pesagem pré-evento: precisou perder 7 kg em um dia.

- No momento estou focado em diminuir a quantidade de água no meu corpo, cortar minha comida e perder os 5 kg que me restam até amanhã.

As estratégias que os atletas usam para perder tanto peso são várias. A mais comum é utilizar sauna para desidratação, ou entrar em banheiras quentes, que servem como saunas. Outro artifício usado é a ingestão de sais especiais que fazem perder peso.

Na semana da luta, os atletas intensificam as atividades físicas e comem apenas o necessário para se manterem em pé. Anderson Silva, por exemplo, tem de perder uma média de 16 kg antes de cada luta. Ele normalmente pesa cerca de 100 kg, mas precisa chegar nos 84 kg na pesagem dos combates.

Caso não consigam atingir o peso ideal na primeira pesagem, os atletas podem tentar uma segunda pesagem uma hora depois, mas estarão sujeitos a perder parte de suas premiações provenientes da luta. Se nem assim conseguirem, não podem entrar no octógono.

Tão rapidamente quanto perdem peso, os lutadores ganham de um dia para o outro. O recorde é do norte-americano Tito Ortiz, que ganhou 14 kg em apenas um dia e lutou com toda essa sobra em relação à pesagem da categoria, no dia anterior.

Muitos atletas deixam a pesagem e vão para a mesa comer de tudo que é possível. Antes de sua última luta, no UFC 136, José Aldo aceitou até pão com banana para se nutrir após conseguir chegar no peso. Veja o vídeo abaixo, exclusivo da blogueira do R7, Roberta Salomone:

 

 

Veja as respostas do quiz


 
Veja Relacionados:  atletas, ufc, perda de peso, sauna, vitor belfort
atletas  ufc  perda de peso  sauna  vitor belfort 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping