Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Beckenbauer depõe à Justiça suíça sobre suspeita de corrupção na Copa de 2006

Mais Esportes|

Franz Beckenbauer, um dos maiores nomes da história do futebol, prestou depoimento nesta quinta-feira em uma investigação da Justiça da Suíça sobre a suspeita de corrupção ligada à Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha.

O processo penal contra Beckenbauer e três outros membros alemães do comitê organizador do torneio de 2006 foi aberto em 2015. Os quatro são suspeitos de fraude, lavagem de dinheiro, má gestão criminal e apropriação indevida relativa a um pagamento de 6,7 milhões de euros para a Fifa em 2005.

O escritório do procurador-geral suíço disse em um comunicado à agência de notícias The Associated Press que os promotores federais questionaram Beckenbauer em Berna. "Beckenbauer foi cooperativo", disse o Ministério Público Federal da Suíça.

A casa na Áustria de Beckenbauer, que nega as acusações, foi alvo de buscas no ano passado para o caso que ameaça manchar a sua reputação. Astro do Bayern de Munique, ele foi campeão mundial pela seleção da Alemanha como jogador e treinador, também tendo participação proeminente na organização do torneio de 2006.

Publicidade

Procuradores suíços e autoridades fiscais alemãs estão investigando pagamentos suspeitos que envolvem nomes como os de Beckenbauer, Joseph Blatter, o então presidente da Fifa, o catariano Mohamed bin Hammam, e Robert Louis-Dreyfus, ex-executivo da Adidas e que tinha participação na agência de marketing suíça Infront.

Um inquérito encomendado pela Federação Alemã de Futebol informou no ano passado que a entidade pagou 6,7 milhões de euros à Fifa em abril de 2005. Foi "falsamente declarado" pelo Comitê organizador da Copa do Mundo de 2006 como para organização de evento do torneio, mas destinava-se a Louis-Dreyfus. Nesse mesmo dia, a Fifa transferiu o dinheiro para uma conta suíça criada por Louis-Dreyfus.

Beckenbauer também é alvo de uma investigação, anunciada há um ano, pelo Comitê de Ética da Fifa sob a acusação de suborno.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.