Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zico lembra o Vasco x Flamengo mais marcante: 'Com Roberto Dinamite em campo, tudo pode acontecer'

Clássico dos Milhões do início dos anos 1980 foi o mais marcante para o Galinho de Quintino, que despediu do amigo nesta segunda-feira...

Lance|

A rivalidade entre Vasco e Flamengo, uma das maiores do futebol brasileiro, gerou, nos anos 1970 e 1980, também uma das grandes amizades do esporte. Roberto Dinamite, ídolo maior do Cruz-Maltino, e Zico, referência-mor do Rubro-Negro, protagonizaram grandes duelos. Um deles relatado pelo Galinho de Quintino como a maior lembrança que ele vai guardar do herói vascaíno.

- Sem dúvida, o "Jogo da chuva". Aquele jogo em que o pessoal (do Flamengo) já estava quase comemorando, eles (Vasco) jogaram a bola lá para o alto, ele (Roberto Dinamite) cabeceou, ela bateu na defesa, voltou para ele e ele fez o gol. Obrigou a gente a mais um jogo... aquele jogo da chuva é inesquecível, e olha que é uma derrota que eu tive. Mas foi um momento difícil de você acreditar que pudesse acontecer alguma coisa naquele jogo. Mas, com Roberto em campo, tudo pode acontecer - destacou, no velório do amigo, em São Januário, nesta segunda-feira.

O tal "Jogo da chuva" foi a segunda partida da final do Campeonato Carioca de 1981. Por ter vencido dois dos três turnos daquela edição do Estadual, o Flamengo tinha a vantagem de se sagrar campeão caso empatasse a primeira ou a segunda partida da final. O Cruz-Maltino forçou, com o gol de Roberto Dinamite aos 43 minutos do segundo tempo, o terceiro duelo.

-> Confira a tabela do Campeonato Carioca

Publicidade

Zico também comentou os últimos momentos que teve com Roberto. Um deles relativo à Copa do Mundo.

- No dia do primeiro jogo da Seleção, nós estivemos juntos e ele estava muito cansado das cirurgias e da fisioterapia. Só com a saúde que ele tinha para aguentar. Ele foi até onde dava. Foi um guerreiro dentro de campo e na vida. Lutou até o último minuto para tentar estar ao lado da família e dos amigos. Chega um momento que cansa. Eu tinha mandado uma mensagem para ele antes do Jogo das Estrelas e, quando respondeu, já me deixou preocupado. Mas respondeu - destacou Zico.

Velório Roberto Dinamite - Zico
Velório Roberto Dinamite - Zico Velório Roberto Dinamite - Zico

Zico cultivou amizade com Roberto Dinamite (Armando Paiva/ LANCE!)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.