Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Um mês após contratação, veja balanço de Mano no Palmeiras

Há 30 dias, clube confirmou o substituto Felipão; de lá para cá foram utilizados 25 dos 30 atletas do elenco, com mais de 88% de aproveitamento

Lance|

Mano Menezes foi anunciado há exatamente um mês e utilizou quase todo elenco
Mano Menezes foi anunciado há exatamente um mês e utilizou quase todo elenco Mano Menezes foi anunciado há exatamente um mês e utilizou quase todo elenco

Em 3 de setembro, há exatamente um mês, Mano Menezes era anunciado como substituto de Luiz Felipe Scolari no Palmeiras. Nesses 30 dias, foram seis partidas, nenhuma derrota e quase todo o elenco utilizado para manter o time na cola do Flamengo, a três pontos do líder do Campeonato Brasileiro.

Confira o balanço sobre o primeiro mês de Mano no Verdão:

Aproveitamento

Aproveitamento de 88,8% com Mano
Aproveitamento de 88,8% com Mano Aproveitamento de 88,8% com Mano

Os resultados com Mano Menezes são quase perfeitos. A equipe ganhou cinco jogos, exatamente os primeiros sob o comando do técnico, e empatou somente um, alcançando 88,8% de aproveitamento - superior, por exemplo, aos 74% do Flamengo ao longo do Brasileiro, e igual ao desempenho do líder exatamente neste mesmo período do treinador no Palmeiras.

Publicidade

A sequência perfeita foi quebrada no domingo, quando o Verdão poderia ficar a um ponto do Flamengo, mas empatou por 1 a 1 diante do Inter. Porém, quando houve a troca de técnico, a equipe não ganhava há sete partidas na competição e vinha de uma derrota por 3 a 0 exatamente para o Flamengo, estabelecendo a diferença atual entre os dois na tabela.

Time-base

Publicidade
Diogo Barbosa atuou em todas com Mano
Diogo Barbosa atuou em todas com Mano Diogo Barbosa atuou em todas com Mano

Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa; Dudu, Willian e Luiz Adriano. Essa é a formação com os jogadores mais utilizados em seis partidas com Mano. Curiosamente, a base atuou junta somente uma vez, na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no último dia 14, no Allianz Parque.

Desse grupo, quem esteve em campo ao longo de todos os 590 minutos do Palmeiras com o técnico, incluindo acréscimos, foram o zagueiro Vitor Hugo e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa. Já o volante Bruno Henrique, o meia Gustavo Scarpa e o centroavante Luiz Adriano sempre foram titulares, mas acabaram substituídos durante as partidas.

Publicidade

Com exceção de Willian, que começou no banco na estreia de Mano e voltou a ser reserva diante do Inter por desgaste físico, todos os outros da base foram desfalque por suspensão (o lateral-direito Marcos Rocha, o volante Felipe Melo e o atacante Dudu) ou por estar com seleções (o goleiro Weverton, pelo Brasil, e o zagueiro Gustavo Gómez, pelo Paraguai). Explicações para o técnico ainda não ter repetido nenhuma escalação até agora.

Desempenho ofensivo

Luiz Adriano é o artilheiro com Mano
Luiz Adriano é o artilheiro com Mano Luiz Adriano é o artilheiro com Mano

O Palmeiras marcou 14 gols com Mano, uma média de 2,3 por jogo, superior à de 2,1 do Flamengo, dono do melhor ataque do Campeonato Brasileiro. Ainda na comparação com o líder, o Rubro-Negro carioca balançou as redes 12 vezes nas últimas seis rodadas da competição, ainda abaixo do desempenho ofensivo do Verdão com seu atual treinador.

O artilheiro dessa nova era é Luiz Adriano, autor de cinco gols - fez apenas um com Felipão. Na sequência, vem Willian, que balançou as redes quatro vezes, Bruno Henrique, com três, e Gustavo Gómez e Gustavo Scarpa, com um cada.

Desempenho defensivo

Zagueiro Vitor Hugo jogou todas com Mano
Zagueiro Vitor Hugo jogou todas com Mano Zagueiro Vitor Hugo jogou todas com Mano

O Palmeiras de Mano Menezes sofreu quatro gols, com uma média de 0,66 por jogo, índice que o deixaria como segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro, atrás apenas do 0,59 do Corinthians. Mas, nas últimas seis partidas disputadas pelo torneio nacional, o arquirrival teve suas redes balançadas também em quatro oportunidades.

O símbolo do desempenho ofensivo nessa nova era alviverde tem sido Vitor Hugo. O zagueiro é o único da posição que foi titular e atuou o tempo todo com o treinador, enquanto Luan iniciou jogos apenas enquanto Gustavo Gómez estava com a seleção paraguaia. O reforço vindo da Fiorentina também acumula atuações destacadas.

Quase todo o elenco utilizado

Só Angulo e mais quatro não jogaram
Só Angulo e mais quatro não jogaram Só Angulo e mais quatro não jogaram

Mano Menezes vêm mantendo uma base, mas promove rodízio entre os reservas e tem dado oportunidade para a maioria deles. Dos 30 jogadores do elenco, somente cinco não entraram em campo com o técnico: o atacante colombiano Iván Angulo, que atua pelo time sub-20 e sequer ficou no banco, o lateral-direito Mayke, machucado, e os zagueiros Antônio Carlos e Edu Dracena e o centroavante Henrique Dourado, que tem se revezado entre os suplentes.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.