Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por que o gol de Arrascaeta foi validado na vitória do Flamengo contra o Corinthians

Mudança na regra permite 'assistência' com o braço ou a mão, desde que o toque tenha sido involuntário e acidental

Lance|

A vitória do Flamengo sobre o Corinthians nesta terça-feira (2) foi construída a partir do primeiro gol de Arrascaeta, em lance em que a bola bateu no braço de João Gomes antes da finalização do uruguaio. Apesar das reclamações do Timão no primeiro jogo das quartas de final da Libertadores, o gol foi validado pelo árbitro Patrício Loustau (ARG), em respeito à regra em vigor desde o ano passado.

Com a determinação que está valendo no futebol mundial desde junho de 2021, se o toque acidental na mão de um atleta gerar uma assistência para outro atacante que venha a fazer o gol, o lance será legal.

Bola bateu no braço de João Gomes antes do gol de Arrascaeta
Bola bateu no braço de João Gomes antes do gol de Arrascaeta Bola bateu no braço de João Gomes antes do gol de Arrascaeta

Anteriormente a essa mudança, a regra dizia que o toque de mão involuntário no ataque deveria ser assinalado como falta caso levasse diretamente a um gol ou a uma "ocasião manifesta de gol". 

As atuais orientações do International Board determinam que a bola na mão será considerada infração nas seguintes situações:

Publicidade

- se o jogador tocar a bola deliberadamente com a mão ou o braço, movendo a mão ou o braço em direção à bola;

- se tocar a bola com a mão ou com o braço quando a mão ou o braço estiver em posição antinatural e com isso ampliar o espaço do corpo. Por ter a mão ou o braço em tal posição, o jogador corre o risco de a mão ou o braço ser atingido pela bola e ser penalizado;

Publicidade

- se fizer um gol na equipe adversária imediatamente após a bola tocar na sua mão ou braço, mesmo que acidentalmente.

Romário detona Zagallo, Felipão e Luxemburgo: 'Me tiraram 2 Olimpíadas e 1 Copa'

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.