Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Palmeiras contará com pelo menos um jovem da base em cada setor para 2023

Projeto de utilização da base no time principal está cada vez mais consolidado e dará mais um passo na próxima temporada

Lance|

Lance
Lance Lance

O Palmeiras planeja a temporada 2023 com poucos reforços, mas contando muito com as categorias de base, que já têm sido um elemento essencial para o elenco nas últimas temporadas. Em 2023, essa utilização das Crias da Academia se consolidará ainda mais com pelo menos um jovem em cada setor do time, seja reserva ou titular. Isso aproxima o clube de seu sonho, que é fazer do departamento de formação o principal fornecedor de material humano para o profissional.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

Para o gol, além de Vinicius Silvestre, formado por uma outra geração mais antiga da base, o elenco deve contar com Kaique como quarto goleiro. Provavelmente deverá ser pouco utilizado por conta da hierarquia e devido aos compromissos com o calendário da base, além da Seleção sub-20.

Nas laterais, haverá pelo menos um para cada lado. Na direita, Gustavo Garcia será o terceiro reserva, podendo até ser o segundo, caso Mayke siga sendo utilizado na "segunda linha". Na esquerda, Vanderlan será o reserva imediato de Piquerez, status conquistado na segunda metade de 2022, quando ganhou a "briga" com Jorge, que foi emprestado para o Fluminense.

Publicidade

Na zaga, o representante da base deve ser Naves, que já vem ganhando oportunidades nas últimas temporadas. Com etapa concluída na base, ele ficará definitivamente no elenco principal como um "quinto zagueiro", mas pode ser promovido caso Kuscevic, que manifestou desejo de jogar mais em outro clube, seja transferido. O clube não deverá buscar reforços para a posição e usará os jovens.

> Palmeiras campeão de novo! Relembre todos os títulos do Verdão em 2022

Publicidade

Já entre os volantes, os nomes estão consolidados há algum tempo. Danilo é titular absoluto, enquanto Gabriel Menino segue sendo importante nas estratégias de Abel Ferreira. Para 2023, a posição vai ganhar a presença fixa de Fabinho, que em 2022 ficava transitando entre a base e o profissional, mas agora terá maior participação e pode ganhar espaço se houver alguma saída.

Um setor "carente" de jovens da base nos últimos anos tem sido o dos meias. Mas em 2023 ele receberá um "reforço": Jhon Jhon. O garoto recebeu chances no profissional em algumas partidas das últimas temporadas, mas ainda pertencia ao departamento amador disputando torneios sub-20 ao mesmo tempo em que treinava com o time de cima. Agora ele deve se fixar no profissional.

Publicidade
Giovani e Jhon Jhon - Palmeiras sub-20
Giovani e Jhon Jhon - Palmeiras sub-20 Giovani e Jhon Jhon - Palmeiras sub-20

Giovani e Jhon Jhon serão utilizados em 2023 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Entre os jogadores de lado de campo, ao mesmo tempo em que Abel Ferreira perde Wesley (vendido ao Cruzeiro), ele recupera Giovani que, livre de lesões, deve ser peça fundamental para a temporada palmeirense. Já nos homens de referência, o principal nome é, obviamente, Endrick. O jovem, que vinha garantindo seu espaço, será titular absoluto no time do treinador português para 2023.

Isso sem contar aqueles nomes que podem "estourar" ao longo da temporada, como Luis Guilherme, ainda sub-17, e Estevão, de apenas 15 anos. Ambos são, neste momento, as principais joias da base do Palmeiras e caso sigam crescendo no atual ritmo, não demorarão a subir para o profissional para brigar por uma vaga nesse elenco "contaminado" pelas Crias da Academia.

> Retrospectiva Palmeiras: 12 fotos marcantes que resumem o ano do Alviverde

O Palmeiras segue fazendo treinamentos virtuais com o acompanhamento da preparação física do clube nesta etapa da pré-temporada e terá a reapresentação na Academia de Futebol no dia 2 de janeiro, quando terão início os trabalhos presenciais com o técnico Abel Ferreira. A estreia do Verdão no Paulistão será diante do São Bento, no dia 14 de janeiro, às 20h30, no Allianz Parque.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.