Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Timão Campeão: 15 anos do primeiro título Mundial

Futebol|

Dia 14 de janeiro. Uma data que a maioria dos torcedores brasileiros associa à férias, descanso e saudade de frequentar o estádio. Uma data que remete a calor, praia, água de côco. Uma data que lembra Corinthians. Há exatos 15 anos, o alvinegro paulista levantava a sua primeira taça de Campeão Mundial de Clubes FIFA, diante de um Maracanã lotado. A emocionante e fatídica decisão por pênaltis contra o Vasco, na grande decisão, não foi o único momento marcante daquele Mundial. Desde o início, a realização do evento foi alvo de polêmicas, clubes convidados, boatos de "descaso" com o torneio e acordos malfeitos. Para o torcedor corintiano, tudo isso pouco importa: naquela sexta-feira, dia 14 de janeiro, o Timão conquistava o mundo.

A CAMPANHA

Jogo #1: Corinthians 1 x 0 Raja Casablanca (MAR)

Edilson Capetinha se livra da marcação do Raja

Publicidade

A estreia do Timão na competição não foi das mais animadoras. Sob forte chuva, a equipe de Oswaldo de Oliveira derrotou o campeão da África com um gol solitário de Luizão, que completou cruzamento vindo da direita. A equipe paulista poderia ter aumentado com Fábio Luciano, mas o chute do zagueiro, dentro da pequena área, explodiu no travessão, tocou a linha do gol e foi afastada pela zaga marroquina.

Jogo #2: Corinthians 2 x 2 Real Madrid (ESP)

Publicidade

Roberto Carlos e Vampeta

Um dos jogos mais incríveis da competição. Em cobrança de falta, Roberto Carlos contou com o leve desvio de Anelka para colocar os Merengues na frente do placar. O Timão não se intimidou e empatou a partida após uma confusão na área do Real. Luizão roubou a bola e tocou para Edilson, que fuzilou o goleiro: 1 a 1. O gol da virada do timão veio em uma jogada espetacular de Edilson: o capetinha avançou em direção à área dos espanhois, aplicou uma caneta em Karembeu e soltou a perna para vencer Casillas.

Publicidade

O gol não intimidou o Real, que partiu para cima. Em bela enfiada de bola, Anelka "sambou" na frente de Dida, fintou o goleiro e tocou para o fundo da rede: 2 a 2. O atacante francês poderia ter sido o carrasco do Timão no Mundial. No final do jogo, Fábio Luciano cometeu pênalti, para o desespero do bando de Loucos. Dessa vez, no entanto, quem sambou foi Dida, que acertou o canto e defendeu a cobrança de Anelka. Tudo igual e decisão para o último jogo.

Jogo #3: Corinthians 2 x 0 Al Nassr (ARS)

Ricardinho bateu colocado e abriu o placar para o Timão

Não dá para contar a história de Corinthians e Al Nassr sem antes falarmos de Real Madrid e Raja Casablanca. Algoz do Atlético-MG no Mundial de 2013, o time marroquino contribuiu, e muito, para classificar o Timão para a grande decisão do torneio. Se antes do jogo, o Real imaginava vencer por 4 ou 5 gols de diferença, depois que a bola rolou, a história foi bem diferente.

O Raja abriu o placar com um gol de cabeça. O Real só foi empatar no segundo tempo. Raul colocou os Merengues em vantagem. Abriria ali a porteira? Que nada: com mais um gol de cabeça, o Raja empatou e só não virou porque, num rápido contra-ataque dos marroquinos, a bola insistiu em beijar opé do travessão. No final, o Real fez o gol da vitória com Jeremy: 3 a 2.

Dessa forma, para o Timão assegurar sua vaga na grande decisão, precisaria vencer o Al Nassr por dois gols de diferença. O início do jogo foi truncado e o alvinegro tinha dificuldades para criar. Ricardinho conseguiu um espaço dentro da área, ajeitou o corpo e chutou, abrindo o placar: 1 a 0 Timão. Faltando um gol, o Corinthians lançou-se ao ataque, mas a rede teimava em não balançar. Faltando oito minutos para o fim da partida, coube ao capitão Rincón invadir a área e marcar o gol da classificação: 2 a 0.

Jogo #4 - FINAL: Corinthians 0 x 0 Vasco da Gama (Pênaltis, 4 a 3)

Romário sendo marcado por Kléber

Rincón, Ricardinho, Luizão, Edilson, Vampeta de um lado; Felipe, Romário, Edmundo e Juninho Pernambucano do outro. Não foi à toa que Vasco e Corinthians deixaram rivais como Manchester United e Real Madrid para trás. A final do primeiro Mundial de Clubes da FIFA estava bem representada.

Durante os 90 minutos, poucas chances. O zero a zero persistiu tembém na prorrogação, levando a decisão para a inevitável disputa de pênaltis. O Vasco tinha Helton e o Corinthians tinha Dida.

Os batedores, com alguma dificuldade, convertiam suas penalidades. Até que chegou a vez de Gilberto. O lateral cobrou e Dida defendeu. A parte paulista do maraca explodia de alegria, mas não por muito tempo. A cobrança que garantiria o título ao Timão estava com Marcelinho Carioca. O astro do Timão bateu mal e Helton defendeu. Agora era a hora da parte carioca vibrar.

Na decisiva e última cobrança, Edmundo tinha a chance de empatar a disputa e levar a decisão para as cobranças alternadas. Em seu pênalti, infelizmente para ele, não houve um herói, mas apenas um vilão. O atacante cruzmaltino cobrou para fora e o título ficou com o Timão. Corinthians era o primeiro Campeão Mundial de Clubes da FIFA.

"Rincón levantando a taça de Campeão do Mundo, entregue por Joseph Blatter"

ELENCO DO CORINTHIANS NO MUNDIAL DE CLUBES FIFA 2000:

Titulares: 1-Dida; 2-Índio; 3-Adílson; 16-Fábio Luciano; 6-Kléber; 5-Vampeta;

8-Rincón; 7-Marcelinho; 11-Ricardinho; 10-Edílson e 9-Luizão.

Reservas: 12-Maurício; 15-Yamada; 4-João Carlos; 14-Márcio Costa; 13-Daniel; 19-Augusto; 20-Edu; 21-Marcos Senna; 23-Gilmar; 22-Luiz Mário; 17-Fernando Baiano e 18-Dinei.

Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.