Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

São Paulo desencanta no Morumbi, goleia Portuguesa e continua invicto no Campeonato Paulista

Em dia de Galoppo, que marcou dois, Tricolor não teve dificuldades para superar Lusa

Futebol|

Lance
Lance Lance

O São Paulo pouco fez, ou melhor, pouco precisou fazer para conseguir a primeira vitória do ano no Morumbi. Jogando ante uma Portuguesa que só se preocupou em defender a maior parte do tempo, o Tricolor abusou do jogo burocrático para alcançar a goleada por 4 a 1 na noite desta quinta-feira (26) e seguir invicto no Campeonato Paulista.

Não foi um bom clássico no Morumbi. Rogério Ceni fez alterações importantes na equipe. Algumas forçado, como na zaga, onde Arboleda se tornou desfalque por tendinite, outras, como a saída de Calleri, pensando em poupar sua força máxima para o jogo diante do Corinthians, no domingo (29)

O resultado prático na tática são-paulina foi o esperado abandono do 4-2-4 que teoricamente atrapalhava o desenvolvimento do jogo em campo. Com a entrada de Galoppo como um meia mais armador, e o 4-4-3 habitual com Luciano agora de falso 9, a expectativa era de uma noite melhor.

Mas era, apenas... O que se viu na prática é que a Lusa abdicou do jogo, reforçou o seu meio-campo, mas deu um espaço absurdo para o Tricolor nas pontas do campo. E aí começou uma insistência nos cruzamentos que deixou as coisas na etapa inicial modorrentas. Isso até aos 36 minutos, quando em escanteio Luciano subiu sozinho e abriu o placar.

Publicidade

Em desvantagem no placar, a Lusa teve que buscar mais o jogo. E aí o panorama na etapa final mudou. Era um São Paulo mais arisco, que tratou de aproveitar melhor os buracos lusitanos e dessa forma definiu o placar com facilidade com mais dois gols de Galoppo, um deles de pênalti. A Portuguesa chegou a descontar, mas ainda teve tempo para Pedrinho marcar o seu primeiro gol com a camisa são-paulina e escrever a goleada.

Com a vitória, o São Paulo chega aos oito pontos e lidera com sobras o Grupo B do Paulistão. A Portuguesa, com quatro, é lanterna da Chave D.

Publicidade

JOGO COMEÇA MORNO

Diante de um adversário que propôs o jogo defensivo, o São Paulo demorou a se encontrar na partida. Jogada de perigo mesmo, isso diante de todo o espaço oferecido pela Lusa, aconteceu pela primeira vez aos 15', quando Wellington Rato aproveitou cruzamento de Nestor e acertou a trave. O ponta ainda tentou beliscar o rebote, que gerou novo cruzamento, mas finalizou fácil nas mãos de Thomazella.

Publicidade

A burocracia são-paulina se refletia no tipo de oportunidade criada. Mesmo com os laterais da Portuguesa pouco avançando, houve uma insistência nas jogadas pelas laterais, quase sempre sem resultado prático. Aos 18', Orejuela por exemplo cruzou e David subiu mais que a defesa para fazer o cabeceio colocado nas mãos de Thomazella.

LUCIANO DESENCANTA NO MORUMBI

O São Paulo conseguiu seu gol aos 36'. Em cobrança de escanteio, Wellington Rato mandou a bola no primeiro pau e Luciano se antecipou à marcação para subir sozinho e testar às redes.

Foi o primeiro gol tricolor no Morumbi no ano, feito em cima de um erro de marcação lusitano na bola parada e que refletia a pouca movimentação do jogo. O São Paulo tinha os espaços, mas pouco conseguia fazer para aproveitá-los e seguia insistindo na bola parada. Aos 46', Wellington Rato, de novo, dominou um lançamento já na área, buscou o cruzamento (de novo) e o goleiro da Lusa conseguiu interromper a jogada.

> Confira jogos, classificação e simule os resultados do Paulistão-23

LUSA ABRE A CASA E SÃO PAULO INVADE

Na volta do intervalo, com a Lusa tendo que buscar mais o jogo já que estava atrás do placar, o São Paulo aproveitou melhor os espaços. Logo no minuto 1, Nestor pegou um rebote da entrada da área e teve tempo de dominar e finalizar raspando a trave de Thomazella.

Aos 12', não teve jeito para a Portuguesa. David recebeu a bola pela ponta-esquerda e saiu fazendo fila. Passou por três marcadores e entregou de bandeja para Galoppo, sem nenhuma marcação, empurrar às redes e ampliar o marcador para o Tricolor.

ADVERSÁRIO INOFENSIVO, MANDANTE ELÉTRICO

A Portuguesa foi às redes com o segundo sofrido. Mas conseguiu o seu primeiro lance de perigo, aos 17', com Paraízo aproveitando cruzamento para subir alto, cabecear e Rafael defender.

A equipe do Canindé até esboçava jogadas, mas o São Paulo era muito melhor. E ratificou a superioridade aos 30'. Nestor acabou derrubado na área por Madison e a arbitragem marcou pênalti. Na cobrança, Galoppo marcou o seu segundo tento no jogo.

SÃO PAULO ESCREVE A GOLEADA

O jogo seguia entre idas e vindas. Richard, aos 37', até assustou de novo para a Portuguesa em chute de fora da área. Aos 41', Lucas Nathan recebeu lindo passe de Daniel Costa, avançou em velocidade no contra-ataque sem marcação e bateu colocado para descontar.

A alegria durou pouco, contudo. Aos 43', Liziero pressinou a saída de bola lusitana, roubou a posse e ajeitou de primeira para Pedrinho experimentar o chute de fora da parea e sacramentar o placar final.

PRÓXIMOS JOGOS

O São Paulo volta a campo em mais um clássico, desta vez ante o Corinthians, às 18h30 (de Brasília), novamente no Morumbi, no domingo (29). No mesmo dia, mas fora de casa e às 15h (de Brasília), a Portuguesa encara o Água Santa.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO PAULISTA - PRIMEIRA FASE - QUARTA RODADA

SÃO PAULO 4 x 1 PORTUGUESA

Data: 26/1/2023 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Árbitro: Salim Fende Chavez

Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Rafael Tadeu Alves de Souza

VAR: Daiane Muniz dos Santos

Público e renda: 31.705 presentes/R$ 1.050.503,00

Cartões amarelos: Pablo Maia e Luciano (São Paulo); Tauã, Madison e Pará (Portuguesa)

Cartão vermelho: -

GOLS: Luciano aos 36min do 1ºT (1-0), Galoppo aos 12min do 2ºT (2-0), Galoppo (pênalti) aos 30min do 2ºT (3-0), Lucas Nathan aos 41min do 2ºT (3-1) e Pedrinho aos 43min do 2ºT (4-1)

SÃO PAULO

Rafael; Orejuela, Beraldo, Alan Franco e Welington (Liziero, 35/2); Pablo Maia, Galoppo e Nestor (Marcos Paulo, 35/2); David (Pedrinho, 23/2), Luciano (Juan, 35/2) e Wellington Rato (Luan, 23/2)

Técnico: Rogério Ceni

PORTUGUESA

Thomazella; Pará (Ramon, 36/2), Victor Ramos, Bruno Leonardo e Thallyson; Madison, Tauã (Marzagão, 20/2), Gustavo Bochecha (Richard, 20/2) e Lucas Nathan; João Victor (Lucas Venuto, 25/2) e Paraízo (Daniel Costa, 20/2)

Técnico: Mazola Júnior

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.