Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Santos começa segunda fase de projeto para estruturar o clube

Membros da cúpula santista, incluindo presidente Peres e executivo Marcelo Frazão, se reuniram com a EY para desenvolver profissionalização do Peixe

Futebol|

José Carlos Peres está comandando projeto para reestruturar e profissionalizar o clube
José Carlos Peres está comandando projeto para reestruturar e profissionalizar o clube José Carlos Peres está comandando projeto para reestruturar e profissionalizar o clube

O Santos deu início a segunda etapa do trabalho feito em conjunto com a EY, empresa do ramo de estratégia e planejamento. O primeiro passo da agência foi fazer um diagnóstico do clube, algo passado à cúpula santista há cerca de 15 dias. Já em reunião no começo desta semana, em São Paulo, foi dado o segundo passo para começar a nova fase do projeto: a de desenvolvimento estratégico.

Leia também

No projeto, está não só o presidente José Carlos Peres, mas também o Comitê de Gestão, o executivo de comunicação e marketing Marcelo Frazão e outros dois executivos do clube, Rodrigo Gama, do jurídico, e Fernando Volpato, do administrativo. O objetivo é profissionalizar o clube em todos os setores, chegando até o futebol profissional, obviamente o setor de maior demanda do clube são os assuntos relacionados ao time principal. Essa profissionalização foi uma das promessas de campanha do atual presidente José Carlos Peres.

- O trabalho que estamos fazendo no Santos é a quatro mãos. Fizemos um desenho projetando a longo e médio prazo onde o clube quer chegar. Antes do planejamento estratégico, fizemos um diagnóstico, que é como ser tirássemos uma foto do clube. Assim, pudemos entender os pontos fortes, fracos, posicionamento para só então entender onde o clube quer chegar, quais metas quer atingir e quais são os melhores caminhos para elas - ponderou Pedro Daniel, líder de esportes da EY no Brasil, ao LANCE!.

A partir do desenvolvimento estratégico, começa a caminhada para a profissionalização: incluindo a execução dos processos, a definição de quais são os projetos prioritários, e plano de ação, seguido de melhorias práticas e das metas a serem atingidas. Para Pedro, chegar até aqui já mostra uma evolução interna do Alvinegro.

Publicidade

- É preciso dizer que essa mentalidade do clube em pensar em como pode se desenvolver e organizar nos deixa otimistas. É preciso saber onde quer chegar. Gerar credibilidade no mercado, aumentar as receitas e, passo a passo, colher os frutos - completou.

A empresa funciona como uma espécie de assessoria para o clube nesse sentido, prestando o serviço de consultoria, com orientações práticas para que as melhoras aconteçam a curto, médio e longo prazo. Internamente, tal ação é vista como um grande passo para colocar o clube nos eixos. Flamengo e Grêmio já passaram pro tal processo.

Publicidade

Ex-presidente do Flamengo, inclusive, Eduardo Bandeira de Mello norteou toda a restruturação do Rubro-Negro feita em sua gestão, desde 2013, com a ajuda da empresa de estratégia e planejamento. No Grêmio, o trabalho foi parecido. Recém-eleito, em janeiro deste ano, Peres prometeu fazer uma gestão austera, com cortes de gastos e busca constante por patrocínios.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook. 

Término com Marquezine, cai-cai na Copa: lembre o 2018 de Neymar

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.