Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reforços do meio do ano, Vitinho e Uribe buscam espaço no Flamengo

Contratados durante Copa do Mundo, dupla não realizou pré-temporada com o elenco, mas terminou em alta; após treinos nos EUA, iniciam como titulares

Futebol|

Uribe e Vitinho querem se firmar no Flamengo
Uribe e Vitinho querem se firmar no Flamengo Uribe e Vitinho querem se firmar no Flamengo

O Flamengo começa a caminhada no Campeonato Carioca, e consequentemente na temporada, tendo como dupla de ataque Vitinho e Uribe, jogadores que chegaram no meio do ano passado e não chegaram a ser unanimidade entre torcida e comissão técnica. Agora, porém, após a pré-temporada com o restante do elenco, ele têm a oportunidade de iniciar um novo capítulo na Gávea.

Os dois jogadores acertaram vínculo com o Rubro-Negro no decorrer da Copa do Mundo e já vieram com a responsabilidade de entrarem em campo.

Na seca: Times vivem jejuns de títulos estaduais pelo Brasil

Vitinho tendo de atuar no setor deixado por Vinicius Júnior, que foi para o Real Madrid (ESP), e Uribe disputando vaga com Dourado, que não havia engrenado com a camisa do Flamengo - à época, o futuro de Guerrero era uma incógnita no clube e, posteriormente, assinou com o Internacional.

Publicidade

Com o peso de ser a então contratação mais cara da história do clube, em uma negociação que envolveu cerca de R$ 53 milhões, Vitinho, que estava no CSKA, da Rússia, sofreu pressão da torcida por uma resposta rápida e teve dificuldade. Em uma partida, chegou a estar apenas 36 minutos em campo, ao entrar no intervalo e ser substituído ainda no decorrer do segundo tempo. Uribe, por sua vez, não teve sequência e tinha a concorrência de Dourado e Lincoln.

Com a chegada de Dorival Júnior, Uribe foi o escolhido para ser o titular e Vitinho conseguiu ter atuações com mais destaque. No período nos Estados Unidos, sob o comando de Abel Braga, os dois conseguiram ir bem nos testes que tiveram - o atacante, inclusive, marcou dois gols contra o Ajax, da Holanda.

Publicidade

Liberado: Rodrigo Caio é regularizado pode enfrentar Bangu no Carioca

- Eu, como jogador, só tenho a ganhar quando consigo jogar. Espero estar à altura do que espera a comissão técnica e toda a equipe - disse, durante desembarque, Uribe, que completou:

Publicidade

- O mais importante é que possamos fazer o necessário, chegar mais fortes e consigamos ganhar coisas importantes.

Vitinho celebrou a pré-temporada com os companheiros e afirmou que este período pode facilitar a campanha dele no decorrer do ano.

- Essa fase que passei no fim de ano foi bom que eu conheci todos, já conheci o clube. Já mais adaptado, fico mais tranquilo para desempenhar meu trabalho porque todos já me conhecem. Fico mais tranquilo para realizar o que tenho de fazer - afirmou, no retorno da delegação ao Brasil.

Em entrevista ao LANCE! em outubro do ano passado, Maurício Barbieri ressaltou o peso com o qual Vitinho chegou ao Flamengo devido aos valores envolvidos na negociação e lembrou que Everton Ribeiro, um dos jogadores mais importantes do ano passado, também precisou de um período de adaptação depois de um período longe do Brasil.

Ele vem? Negociando com Flamengo, Cáceres posta foto no Rio e torcida se anima

- Muito se fala desta questão do valor que envolveu, contratação mais cara, mas lembro que o Everton Ribeiro, até então, era a contratação mais cara e, quando eu cheguei ao clube, era tido como alguém que não tinha dado certo. Levou um tempo para ele se adaptar e ele vem fazendo um ano próximo do que se espera dele, à altura do que se espera. Acho que, com o Vitinho, é inevitável que aconteça isso também. É um jogador de qualidade, de potencial. Acho que as pessoas atrelaram o valor ao rendimento imediato dele, mas não podemos perder de vista que o valor está atrelado ao que ele vai entregar no futuro e até uma possibilidade de revenda dele, onde o Flamengo vai recuperar esse valor. Não é porque o Flamengo pagou 10 milhões (de euros, cerca de R$ 44 milhões*) que ele vai chegar e fazer um gol toda semana. A relação não é direta. Lógico que eu esperava que ele chegasse rendendo em um patamar acima. Ele também esperava. Acho que essa expectativa toda que se gerou fez mal a ele neste sentido. Jogou um peso que acabou sendo prejudicial nesta reta final, mas acredito que ainda vá dar muitas alegrias pela capacidade, talento e profissional que é - disse.

*Valores divulgados à época

#10YearChallenge: os matadores do futebol brasileiro em 2009 e 2019

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.