Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pausa para o Carnaval é mais uma chance para São Paulo reduzir lista de contundidos

Tricolor só volta a entrar em campo na próxima terça-feira: quatro podem voltar

Futebol|

Lance
Lance Lance

Para um dos times que mais jogaram no mundo na temporada passada, ter quase que uma semana completa livre parece um alento e tanto. E mais uma vez o São Paulo vai ganhar um respio e tanto neste início de temporada. Só voltará a campo pelo Campeonato Paulista na terça-feira (21), contra o São Bento, fora de casa. Oportunidade mais do que crucial para que o técnico Rogério Ceni tenha mais 'baixas' na lista de desfalques no Tricolor.

O clube do Morumbi tinha a expectativa de ter até 16 desfalques para o duelo ante a Inter de Limeira, na última quarta-feira (15). Dois jogadores, contudo, se recuperaram: Nestor e Alan Franco. Ante o rival de Sorocaba (SP), um retorno garantido: Luciano, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

+ Goleada empolga torcedores do São Paulo: “Me deram uma Seleção”

O otimismo pode ser sintetizado pelos nomes da lista que voltaram a trabalhar no campo do CT da Barra Funda no decorrer desta semana.

Publicidade

O zagueiro Arboleda (tendinite no joelho direito), o lateral-direito Rafinha (entorse no tornozelo esquerdo) e o zagueiro Diego Costa (cirurgia no joelho esquerdo) vêm correndo no campo sob a supervisão da fisioterapia.

Em transição com a preparação física estão o atacante Caio Matheus (cirurgia no joelho direito) e o lateral-direito Igor Vinícius (pubalgia).

Publicidade

Um sinal de esperança para Ceni, que lista as dificuldades enfrentadas com o grande número de contusões enfrentadas pelo São Paulo neste início de temporada.

- (As lesões) afetam bastante, sim, porque não conseguimos fazer, principalmente com o sub-20, que, depois da Copinha, saiu de férias. Não temos hoje jogadores que poderíamos tentar observar mais e aproveitar nos treinamentos. São treinos mais técnicos, focados em setores, do que o onze contra onze em que nós possamos evoluir. Nesse último trabalho de ontem (terça-feira), usei os goleiros como zagueiros. O Felipe, que é canhoto, pela esquerda, e o Jandrei pela direita. Os dois que constroem bem, com o Rafael revezando com o Jandrei para fazer um jogo que eu acreditava ser 70% do meio-campo para frente.

Publicidade

- Mas tenho que dosar isso, porque em jogos consecutivos, se eu abusar do treino, não consigo tê-los inteiros para o jogo. Se eu tivesse mais sete caras, eles me ajudariam bastante. São catorze dias ininterruptos que nós não deixamos de trabalhar. Às vezes, você quer treinar coisas, mas sabe que, se exceder o limite, não terá esses atletas para o jogo - completou Ceni.

Com a folga, enfim - o São Paulo só volta a trabalhar no sábado (18), após dias de descanso -, Ceni aproveitra para isentar o Departamento Médico tricolor de críticas pelo cenário caótico.

- Eu posso garantir para você que o Reffis hoje é bem melhor administrado. Temos uma equipe de fisioterapeutas boa que trabalha dentro do Reffis. Acho que algumas lesões são fatalidades, como foram os casos de Rafinha e Ferraresi no jogo contra o Palmeiras. Como acho que muitas das lesões são do ano passado, de cirurgias, como Moreira, Caio Matheus e Arboleda, que operou no ano passado e, devido a essa cirurgia, é necessário um cuidado maior, porque ele não é um menino de dezoito anos, que vai se recuperar rápido. Temos muitos jogadores que fizeram cirurgias sérias. Quando você perde, acaba tendo que usar mais seguidamente. Curiosamente, dois jogadores velocistas, que tiveram lesão no posterior, não fizeram a pré-temporada conosco (Erison e David).

- Nós esperamos ter a maioria — ou parte — desses jogadores de volta até o fim do mês e dar sequência ao trabalho. Não faço uma defesa corporativista nem clubística. Faço o que eu falo de coração, como sempre fui sincero. O departamento de fisioterapia trabalha bem e tenta recuperar os jogadores. Agora, há jogador em que você tenta o modo convencional e… no fim, você sempre quer fazer com que qualquer caso que possa ser cirúrgico tente ser consertado de outra maneira que não a cirurgia. E há casos que infelizmente se prolongam… ou você tenta o conservadorismo para o tratamento e chega a um momento em que você vê que tem que fazer cirurgia, e é tarde demais. Logicamente, isso dá oportunidades para jovens, mas também faz com que você oscile bastante dentro do jogo, porque temos jogadores que nunca tinham jogado no profissional e já foram utilizados aqui neste ano - concluiu o comandante são-paulino.

> Confira jogos, classificação e simule os resultados do Paulistão-23

HOSPITAL SÃO PAULO

A situação de cada um dos desfalques do Tricolor

1 - Caio Matheus

Cirurgia no joelho direito

46 jogos fora

Iniciou a transição na última semana e pode retornar no duelo com o São Bento, no dia 21

2 - Moreira

Cirurgia no joelho esquerdo

12 jogos fora

Segue fora e só volta no segundo semestre

3 - Diego Costa

Cirurgia no joelho esquerdo

18 jogos fora

Expectativa é que inicie a transição nesta semana

4 - Ferraresi

Cirurgia no joelho direito

5 jogos fora

Só volta a atuar no segundo semestre

5 - Rafinha

Entorse no tornozelo esquerdo

5 jogos fora

Expectativa é que inicie a transição até o final desta semana.

6 - André Anderson

Pubalgia

8 jogos fora

Empréstimo vai até o meio do ano e não deve mais atuar pelo clube.

7 - Igor Vinícius

Pubalgia

6 jogos fora

Inicia a transição nesta semana.

8 - Arboleda

Tendinite no joelho direito

3 jogos fora

Deve iniciar a transição até o fim desta semana.

9 - David

Estiramento no posterior esquerdo

1 jogo fora

Deve ficar em tratamento por pelo menos 15 dias

10 - Erison

Estiramento no posterior esquerdo

1 jogo fora

Deve ficar em tratamento por pelo menos 15 dias

11 - Alisson

Fora por questões particulares

7 jogos fora

Deve voltar aos treinos nesta semana

12 - Orejuela

Estiramento no posterior direito

Deve ficar em tratamento por pelo menos 15 dias

13 - Welington

Estiramento no posterior esquerdo

Deve ficar em tratamento por pelo menos 15 dias

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.