Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Oscilações, derrotas e protestos: no São Paulo a 'lua de mel' dura pouco

Resultados e desempenho voltam a piorar e torcida rompe a paz com nomes importantes do clube. Diniz é contestado e jogadores são xingados

Futebol|

Derrota em casa gerou mais um protesto de torcedores no Morumbi
Derrota em casa gerou mais um protesto de torcedores no Morumbi Derrota em casa gerou mais um protesto de torcedores no Morumbi

A temporada do São Paulo é uma montanha-russa, desde o início do ano alternando altos e baixos, com empolgações e decepções, que juntas formam um ciclo do qual o clube aparenta não conseguir sair. Diante do Athletico-PR, no último domingo, mais uma derrota em casa, a segunda consecutiva, o que gerou pronta reação dos torcedores nas arquibancadas e em frente ao Portão 1 do estádio. Desta vez, porém, sobrou até para peças "sagradas" do elenco.

O resultado negativo complica ainda mais o objetivo do Tricolor, que é estar entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão para garantir vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2020. Ciente disso e com vários outros momentos de fracasso do time em 2019, o torcedor voltou a protestar contra dirigentes, contra a falta de raça da equipe e até mesmo contra o treinador Fernando Diniz, que acabou de completar 11 jogos e já é contestado.

Até aqui, o comandante tem cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas, o que resulta em pouco mais de 50% de aproveitamento. Números medianos, que ainda ficam abaixo do potencial do elenco e das expectativas, que aumentaram diante do investimento feito pelos dirigentes neste ano. Diniz chegou com o aval do grupo, com respaldo de parte da mídia e com a trégua da torcida que esperou para ver o que o comandante poderia

Alguns resultados vieram, é verdade, um ou outro ponto de evolução no desempenho também estiveram presentes em certos momentos, mas a verdade é que ainda não houve convencimento. O retrospecto ruim fora de casa era ofuscado pelo 100% como mandante, o que já não existe mais, após duas derrotas consecutivas: para o Fluminense e para o Athletico-PR.

Publicidade

Se a blindagem em cima de Diniz já acabou em tão pouco tempo, a de Daniel Alves também parece perto do fim. O jogador que chegou com o status de maior contratação do futebol brasileiro, ainda não conseguiu reproduzir as atuações que o tornaram um ícone do esporte mundial, e a torcida não poupou o camisa 10 no protesto após o jogo do último domingo. "Ei Daniel Alves, vai tomar no c*", foi o que gritou o grupo em frente ao Morumbi.

Mas não sobrou apenas para o lateral-direito. Alexandre Pato, que retornou ao clube depois de uma batalha com o Palmeiras pela sua contratação, nem entrou em campo contra o Athletico-PR, mas também não vem atuando de forma convincente e foi alvo de xingamentos fora do estádio. Seu último gol foi na vitória por 3 a 2, diante do Santos, há dois meses.

Publicidade

Por fim, nem Hernanes, ídolo da torcida e que retornou ao Tricolor com pompa e status de grande contratação, foi poupado dos xingamentos. Assim como os dois companheiros citados acima, ele foi um dos nomes que receberam as ofensas desses são-paulinos que se uniram após a derrota no Morumbi. O meio-campista sofreu com a parte física durante todo o ano e não tem conseguido boas apresentações, o que o afasta da titularidade atualmente.

Pelo menos para esse grupo de torcedores, a paciência voltou a acabar, como já havia acabado sob o comando de André Jardine e sob o comando de Diniz. Acontece que agora a "lua de mel" com os jogadores também parece ter chegado ao limite, justamente em um momento em que o clube decide no campeonato o que será dele na próxima temporada. Inconformados com mais uma iminente decepção, os são-paulinos começam a atacar a própria carne.

Publicidade

Nesta segunda-feira, o São Paulo folga e volta aos treinamentos na próxima terça-feira, já de olho no duelo com o Santos, no próximo sábado, às 17h, na Vila Belmiro, pela 33ª rodada do Brasileiro. Atualmente na quinta posição com 52 pontos, o Tricolor está quatro pontos atrás do Grêmio, o quarto colocado e principal adversário na briga por uma vaga no G4 da competição.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook.

Saiba para quem Douglas Costa dedicou gol da Liga dos Campeões

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.