Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maior campeão da Copinha, Timão tem histórico de promoções ao profissional

Futebol|

Depois de bater o Botafogo-SP na manhã deste domingo por 1 a 0, o Corinthians levou o nono título da Copa São Paulo de Futebol Júnior da sua história. Com a conquista, o Timão ampliou ainda mais a vantagem em número de taças sobre os rivais. O Fluminense vem logo atrás dos paulistas, tendo levantado o caneco cinco vezes. O Alvinegro faturou o titulo da Copinha em 1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012 e 2015.

Algumas promessas alvinegras se destacaram na competição e chegaram a vingar pelo clube, enquanto outros não deram certo, mas foram emprestados para outras equipes do futebol brasileiro. Em 1999, o Timão venceu o Vasco, e jogadores como o lateral-esquerdo Kléber, o volante Edu Gaspar e os atacantes Ewerthon, Gil e Fernando Baiano subiram para o profissional.

[[GAL:LANPGL20150125_0001]]

Desses, apenas Edu não e Kléber não atuam mais. Atualmente, o ex-volante é gerente de futebol do Timão. Já Kléber defendeu o Figueirense em 2014, mas rescindiu o contrato com o clube catarinense e anunciou a aposentadoria em seguida. Ewerthon, Gil e Fernando Baiano continuam jogando. O primeiro jogou no Atlético Sorocaba, o segundo jogou no ABC-RN e o terceiro passou pelo Mogi Mirim em 2014.

Publicidade

Em 2004, o Corinthians derrotou o rival São Paulo na decisão. O goleiro Júlio César, o lateral-esquerdo Fininho, o volante Nilton, o meia Rosinei e os atacantes Bobô, Abuda e Jô se destacaram no campeonato e foram promovidos à equipe principal. O arqueiro defende hoje o Náutico, o ala joga no Metalist Kharkiv (UCR) e o volante foi récem-contratado pelo Internacional. Abuda está no Tokyo Verdy (JAP), Bobô atua pelo (Kayserispor - TUR) e Jô segue no Atlético-MG desde 2012.

No ano seguinte, o Corinthians faturou a Copinha pela sexta vez após vencer o Nacional-SP. O lateral-esquerdo Bruno Bertucci, o volante Bruno Octávio e os meia Elton e Ronny surgiram como joias e opções para o time profissional. Bertucci disputará o Paulistão deste ano pela Portuguesa, o volante defende o Marcílio Dias (PR), Elton está Al Fateh (SAU) e Ronny defende as cores do Herta Herlim (ALE).

Publicidade

O hepta em 2009 veio em cima do Atlético-PR. A garotada do Terrão que se acabou sendo promovida para o profissional foi formada pelo volante Boquita e o meia Lucas Sasha. O volante chegou a rodar em várias equipes do país, mas atualmente está no Marília. Já Sasha atua no Hapoel Aviv (ISR).

O último título corintiano conquistado antes deste domingo aconteceu quatro anos mais tarde após bater o Fluminense. O goleiro Matheus Vidotto, o zagueiro Marquinhos, o lateral-esquerdo Denner, o volante Gomes, os meias Giovanni e Matheusinho e o atacante Douglas Tanque participaram do oitavo título do Timão e se destacaram no torneio.

O arqueiro continua no treinando no alvinegro com os profissionais. O zagueiro Marquinhos defende o PSG, da França, e o lateral-esquerdo defendeu o Boa Esporte em 2014. O volante Gomes e o meia Matheusinho atuaram no ano passado pelo Guaratinguetá. Giovanni disputou a Série B pela Portuguesa, enquanto o Douglas atuou pela Ponte Preta, tendo conquistado o acesso para a Série A do Brasileirão deste ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.