Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jogadoras espanholas conquistam direitos relacionados à maternidade

Acordo entre as federações do país determinou que as jogadoras terão auxílio financeiro durante o período de gestação, além de "auxílio creche"

Futebol|

Decisão histórica permite conciliar maternidade e carreira profissional
Decisão histórica permite conciliar maternidade e carreira profissional Decisão histórica permite conciliar maternidade e carreira profissional

Após dois meses de negociações entre a Associação dos Clubes de Futebol Feminino (ACFF), a Associação Espanhola de Futebolistas (AFE) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), as jogadoras de futebol do país conquistaram uma importante vitória na luta pela conquista de direitos no esporte.

Marta: saiba um pouco mais sobre a vida da melhor jogadora do mundo

Foram aprovadas normas para proporcionar melhores condições de vida às atletas e possibilitar que elas construam famílias sem prejudicarem sua carreira profissional. Os principais passos estabelecidos envolvem a questão da maternidade, gestão e primeiros anos de vida dos filhos.

De acordo com a direção da Federação Espanhola, as jogadoras receberão um auxílio financeiro enquanto estiverem grávidas, que funcionará como uma assistência enquanto elas não estiverem aptas a jogar profissionalmente. Outro ponto positivo é a criação de uma espécie de "auxílio creche" para que as atletas tenham um conforto maior para deixarem seus filhos após o nascimento e então poderem retornar aos gramados.

Publicidade

E-SPORTS: De 'perebas' a 'monstros': veja quem mais evoluiu no FIFA 19

— Essa decisão histórica permitirá e incentivará a conciliação de tarefas das jogadoras, melhorando as condições de trabalho de todas elas - disse a federação espanhola em comunicado.

Publicidade

Outra medida adotada referente ao aspecto financeiro é dar uma premiação extra aos times que chegarem às semifinais da Copa da Rainha e uma bonificação maior aos finalistas. As decisões foram tomadas após uma série de encontros entre as federações do país, que acataram as reivindicações das jogadoras. As entidades ainda apontaram a necessidade de novas mudanças, como o estabelecimento de um salário mínimo a ser pago pelos clubes.

— São condições básicas para que as jogadoras possam desempenhar sua profissão em condições dignas e de igualdade - concluiu a entidade espanhola.

Marta é finalista do prêmio Bola de Ouro da revista France Football

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.