Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jair, Luxa ou Abel? Veja cenários dos alvos para cargo de técnico do Vasco

Alas do clube se dividem e pressionam presidente Alexandre Campello na busca de suas convicções para quem será o novo treinador do Cruz-Maltino

Futebol|

O dia seguinte da demissão de Jorginho do cargo de técnico do Vasco foi de muita movimentação nos bastidores de São Januário. A cúpula de futebol através do Comitê Gestor do departamento, dirigentes e conselheiros debatem a todo momento na busca de quem será o novo treinador do Cruz-Maltino. A discussão ao longo desta terça-feira foi sobre três opções: Abel Braga, Vanderlei Luxemburgo e Jair Ventura. O LANCE! apresenta os cenários diante de cada alternativa do Vasco.

VANDERLEI LUXEMBURGO

A ala mais velha do Vasco vem pressionando o presidente Alexandre Campello pela contratação de Vanderlei Luxemburgo. O treinador tem o apoio de Paulo Cesar Gusmão, coordenador técnico de futebol do clube, e de Alexandre Faria, diretor executivo de futebol, por terem uma relação anterior de amizade. A força do nome de Luxemburgo para assumir o Vasco é apresentada pela experiência do treinador, visto como capaz de controlar o vestiário e extrair o máximo de cada jogador do elenco.

Internamente, pesa contra Vanderlei Luxemburgo a ligação que possui com o Flamengo. Há o receio de pessoas próximas a Alexandre Campello que caso ele seja contratado como novo treinador, e acabe perdendo os primeiros jogos, a pressão na reta final do Campeonato Brasileiro aumente e prejudique o trabalho desejado pela diretoria, que é brigar por uma vaga na Conmebol Libertadores de 2019. As articulações seguem sendo realizadas. Apesar de contatos iniciais, uma negociação ainda não foi aberta.

Publicidade

JAIR VENTURA

O nome de Jair Ventura, que apareceu para o mercado nacional dirigindo o Botafogo, tem força junto da ala mais jovem do Vasco. É o nome considerado mais acessível do trio de alvos propostos para assumir o cargo de treinador cruz-maltino. Entretanto, internamente, há uma discussão se o investimento é válido, já que alguns membros do clube acreditam que se for para contratar um treinador sem rodagem, seria melhor a efetivação de Valdir Bigode, auxiliar-técnico da comissão permanente do Vasco, que assumiu nesta terça o cargo de treinador de maneira interina.

Publicidade

ABEL BRAGA

É o único nome que tem o consenso de todos os envolvidos do Vasco. Porém, ao mesmo tempo, há a ciência interna da dificuldade em uma negociação por conta de o treinador ter afirmado em diversas oportunidades que pretende aceitar trabalhos somente do início - e não a quatro meses de um fim de temporada. Uma primeira sondagem foi feita nesta terça, e a resposta foi justamente negativa. Mas o presidente Alexandre Campello ainda não o descarta pela proximidade que tem com Abel e pelo fato de ser o nome preferido dos torcedores vascaínos para assumir o posto do clube.

Publicidade

As próximas horas serão decisivas para que o Vasco defina as prioridades e quem deverá ser a primeira opção para ser contratado como novo técnico. Em coletiva antes do treino na tarde desta terça, no CT das Vargens, em Vargem Pequena, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o diretor executivo de futebol Alexandre Faria afirmou que até esta quarta deve ter definição de um nome para o Vasco sair das sondagem e abrir negociação. Apesar de publicamente declarar confiança no trabalho de Valdir Bigode, o desejo da cúpula do clube é a de que o novo treinador já esteja à frente da equipe na segunda-feira, quando o Vasco recebe o Ceará, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.

Quantos clubes trocaram de técnico no Campeonato Brasileiro 2018?

Valdir Bigode tem chance pequena de ser efetivado como técnico do Vasco neste restante de ano
Valdir Bigode tem chance pequena de ser efetivado como técnico do Vasco neste restante de ano Valdir Bigode tem chance pequena de ser efetivado como técnico do Vasco neste restante de ano
Os três nomes de desejo dos dirigentes do Vasco. Confira a seguir outras imagens na galeria especial do LANCE!
Os três nomes de desejo dos dirigentes do Vasco. Confira a seguir outras imagens na galeria especial do LANCE! Os três nomes de desejo dos dirigentes do Vasco. Confira a seguir outras imagens na galeria especial do LANCE!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.