Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fifa aprova Mundial de Clubes ampliado e Europa promete boicote

Novo formato teria 24 equipes e seria disputado a partir de 2021, substituindo Copa das Confederações. Clubes europeus ameaçam não jogar

Futebol|

Infantino concedeu coletiva neste terça para apresentar novo Mundial de Clubes
Infantino concedeu coletiva neste terça para apresentar novo Mundial de Clubes Infantino concedeu coletiva neste terça para apresentar novo Mundial de Clubes

A Fifa aprovou nesta sexta-feira (15) um novo formato para o Mundial de Clubes a partir de 2021. O novo modelo será disputado de quatro em quatro anos com seis vagas para a Conmebol. O anúncio foi feito pelo presidente Gianni Infantino após uma reunião da alta cúpula da entidade. Contudo, a decisão está sendo rejeitada por clubes europeus, que prometeram um boicote ao torneio.

Leia também

Assim sendo, as vagas se distribuiriam da seguinte forma: 8 para a Europa, 3 para a Ásia, 3 para a África, 3 para a América do Norte, Central e Caribe, 6 para a América do Sul e 1 para a Oceania.

Os critérios de classificação para 'novo' mundial serão definidos pelas próprias confederações. Os clubes não vêem com bons olhos os novos moldes da competição, uma vez que obrigaria as equipes europeias a jogar mais vezes numa temporada, mesmo que seja apenas de quatro em quatro anos.

- Hoje estou especialmente feliz porque tomamos uma decisão, na verdade várias. Mas uma especificamente, de teremos em 2021 um real Mundial de Clubes. Que terá um impacto fantástico no futebol mundial. Esperamos que todas as melhores equipes participem, como disse. Tivemos várias discussões positivas, e a visão da Fifa e seu presidente é incluir a todos. Vamos continuar discutindo, porque estamos falando de dois anos e meio. Temos questões a lidar. - comentou Gianni Infantino ao apresentar o novo modelo.

Publicidade

O torneio também serviria como forma de substituir a Copa das Confederações, torneio considerado como fracasso técnico e de público pela própria entidade. Contudo, o Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês) afirmou por meio de carta para a Fifa que vai boicotar o novo Mundial de Clubes. A carta foi publicada pelo jornal alemão 'Suddeutsche Zeitung' e está assinada por representantes de 15 dos maiores clubes da Europa, incluindo Juventus, Real Madrid, Ajax, PSG, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United e Benfica.

Relembre 7 momentos em que CR7 mostrou ser o melhor do mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.