Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em desvantagem, Diniz pode acionar 'protocolo de emergência' com André no Fluminense; entenda

Treinador costuma recuar o volante quando se vê na necessidade de buscar o resultado, situação da semifinal do Campeonato Carioca....

Futebol|

Lance
Lance Lance

O Fluminense vive dias decisivos na preparação para o duelo contra o Volta Redonda, no próximo sábado, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Carioca, e a equipe que vai entrar em campo não deve ter grandes surpresas. Repetindo a equipe nas últimas partidas, o técnico Fernando Diniz vai manter a base para tentar superar o time da Cidade do Aço.

Uma mudança feita constantemente pelo treinador durante as partidas, porém, pode ser uma espécie de solução para dominar ainda mais o adversário. Quando se vê na necessidade de buscar o resultado e pressionar o time rival, Diniz recua o volante André para a zaga e coloca algum jogador mais ofensivo na frente.

+ Veja a tabela e os jogos do Campeonato Carioca 2023

Esta substituição foi feita por Fernando Diniz em exatamente metade dos jogos na temporada. Das 12 partidas disputadas até aqui, o treinador promoveu a alteração em seis. Foram elas, em ordem: Boavista, Botafogo, Volta Redonda, Portuguesa, Flamengo, pela Taça Guanabara, e Volta Redonda, na semifinal do último domingo.

Publicidade

Volante de origem, André tem bom passe e pode ajudar na construção desde o campo defensivo quando é escalado de forma mais recuada. Na semana passada, em entrevista coletiva no CT Carlos Castilho, o camisa 7 falou sobre o tema e disse que se sente bem na função.

- Não tem muita diferença quando o Diniz me recua. Contra a Portuguesa estava empatado e ele me recuou para colocar o time mais para frente. No jogo eu não fico fixo de zagueiro, sempre estou um pouco mais à frente para tentar entregar a bola nos pés do meia ou do atacante. A gente que é volante tem um pouco mais essa confiança. Nosso estilo é confortável para fazer esse tipo de jogo.

Publicidade

+ Confira as movimentações do mercado da bola no Vaivém do L!

+ Estaduais pelo Brasil podem ter campeões inéditos em 2023; veja quem está na briga

Publicidade

Caso opte por esta alteração, seja no início da partida ou no decorrer do jogo, Diniz tem Lima e Gabriel Pirani como principais opções. O primeiro tem sido o 12º jogador do treinador na temporada, enquanto o segundo, recém-chegado, ganhou pontos especialmente após decidir o Fla-Flu da Taça Guanabara.

Seja com André na zaga ou como volante, o Fluminense certamente vai tentar impor seu estilo agressivo diante do Volta Redonda. Caso necessário para chegar à quarta final de Carioca seguida, o técnico Fernando Diniz não vai pensar duas vezes antes de acionar seu protocolo de emergência.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.