Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

E agora, Fla? Portugueses veem Paulo Sousa bem diferente de Jesus

Os jornalistas André Veloso e Fernando Urbano traçaram um perfil do técnico favorito para assumir o Rubro-Negro em 2022

Futebol|

Paulo Sousa atualmente é técnico da seleção da Polônia
Paulo Sousa atualmente é técnico da seleção da Polônia Paulo Sousa atualmente é técnico da seleção da Polônia

A saga do Flamengo em busca de um novo treinador se aproxima do fim. Isso porque o Rubro-Negro encaminhou a contratação de Paulo Sousa, o atual comandante da seleção polonesa. Por isso, os jornalistas portugueses André Veloso, do jornal OJOGO e da Rádio Onda Viva, e Fernando Urbano, do jornal A Bola, responderam a algumas dúvidas da reportagem sobre o profissional para que um perfil do técnico pudesse ser traçado.

"O Paulo Sousa tem variado o sistema tático desde o Bordeaux, o Videoton, a passagem por Israel. E uma [variação] é o 4-4-2 que se transforma até num 4-2-3-1, ou seja, com um segundo avançado ali atrás do outro. Mas muitas vezes também testou, até na seleção da Polônia, uma equipe com três zagueiros, ou seja, numa saída a três, pode se chamar um 3-5-2. Ele tem uma grande variabilidade no plano tático", disse André.

Leia também

"Em relação às equipes de Jesus, taticamente, não encontro muitas semelhanças porque, enquanto o Jesus, normalmente, tem ali dois ligamentos muito fortes no meio-campo, o Paulo Sousa prefere preencher mais a zona média e dar mais segurança à linha intermediária. Isso apenas no plano estratégico, pois, claro, depende das características dos jogadores", completou.

O jornalista também explicou a relação que Paulo Sousa costuma ter com o elenco. Disse que o treinador busca compreender as necessidades em relação aos treinamentos e ajudar individualmente cada jogador. Além disso, de acordo com André, Paulo Sousa é um pouco frio, mas, na visão dele, isso é um ponto positivo.

Publicidade

"Ele tem curta distância com os jogadores no plano relacional. Mas, por ter sido jogador profissional, compreende muito bem as necessidades em relação ao treino e ao trabalho, que é o mais importante. Ele é muito meticuloso e procura ajudar individualmente os jogadores. Se são amigos e vão sair para jantar, acho que isso também interessa pouco. Não é por aí. Paulo Sousa, podemos dizer, é um bocado frio, mas isso, na minha opinião, abona em favor dele."

Paulo Sousa venceu a Champions pela Juventus
Paulo Sousa venceu a Champions pela Juventus Paulo Sousa venceu a Champions pela Juventus

A reportagem ainda entrou em contato com o jornalista Fernando Urbano, do jornal português A Bola. Ele falou não só sobre Paulo Sousa, mas também como é a relação do treinador com o elenco.

Publicidade

"Sendo uma pessoa mais reservada e muito educada, mantém uma relação relativamente próxima dos jogadores", sintetizou.

Sobre o uso de jogadores da base do Flamengo, André Veloso acredita que, caso o negócio seja concretizado, o treinador apostará nas crias mais rapidamente do que o próprio Jesus – desde que, claro, os atletas estejam prontos para o nível profissional. O jornalista ainda lembrou que ele, na época de jogador, fez parte da geração campeã da Copa do Mundo Sub-20.

Publicidade

"Ao contrário do Jorge Jesus, que dificilmente aposta em jogadores da base, só quer jogadores feitos, não quer ter o trabalho de os trabalhar, o Paulo Sousa pode apostar em jovens. E o próprio foi resultado de uma grande geração que acabou por ser campeã do mundo dos juniores. Foi a geração dele que começou a abrir a porta para que os jovens pudessem entrar nos anos 80, 90 nas grandes equipes portuguesas, o que era muito difícil na altura. Tendo o Flamengo uma boa categoria de base com os elementos prontos para a equipe principal, o Paulo Sousa mais rapidamente que o Jorge Jesus aposta neles."

Jesus virou ídolo do Flamengo
Jesus virou ídolo do Flamengo Jesus virou ídolo do Flamengo

Por fim, André disse que Paulo Sousa terá sucesso no Flamengo caso o acordo se concretize. Ele considera repetir o feito de Jesus de "ganhar praticamente tudo" como "muito complicado", mas acredita que o atual treinador da Polônia pode ter êxito à frente do Rubro-Negro.

"Com esse elenco do Flamengo, só alguém muito incompetente é que não pode ter sucesso. O Flamengo é, para mim, de longe, a melhor equipe do Brasil em termos individuais. Coletivamente, depende do treinador. Isso pode parecer estranho, mas, na minha leitura, é mais fácil ganhar uma Libertadores do que ganhar o Brasileirão neste momento."

"Porque a Libertadores é mata-mata. Portanto, até uma equipe que joga com uma retranca como o Palmeiras fez – e com mérito, usou as armas que tinha – pode ter sucesso. No Brasileirão, é mais difícil. Agora, ter o sucesso total que Jesus teve ao ganhar praticamente tudo, aí é muito complicado, os astros alinharam todos nessa época, mas acredito que possa ter sucesso o Paulo Sousa."

Já Fernando Urbano adotou outra linha. O jornalista acredita ser difícil dizer se Paulo Sousa terá sucesso no Flamengo caso o acordo seja firmado. Ademais, ele explicou que o atual treinador da seleção polonesa tem um estilo diferente em relação ao nível de liderança e comunicação de Jorge Jesus.

"Difícil de dizer. Ele tem um estilo totalmente diferente do de Jesus em nível de liderança e comunicação e, sendo português, vai haver comparação a toda hora. Mas, se depois do primeiro impacto vencer, acho que ele conseguiria se impor", explicou Fernando.

Com fortuna de R$ 115 bi, jogador mais rico do mundo está sem clube

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.