Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com saída de Gabriel e poucos gols, Santos prioriza busca por atacante

Peixe vê número cair ano após ano, desde 2015 e o ataque é prioridade de reposição, algo que foi problema na transição de 2017 para 2018

Futebol|

Poucos gols gols e saída de Gabigol repetem problemas enfrentados no fim de 2017
Poucos gols gols e saída de Gabigol repetem problemas enfrentados no fim de 2017 Poucos gols gols e saída de Gabigol repetem problemas enfrentados no fim de 2017

Não há dúvidas de que o Santos tem muito a fazer pensando na temporada 2019, a começar pela contratação de um treinador, após a saída de Cuca, aliada à correção de problemas internos, que culminam no desempenho ruim dentro de campo. No entanto, vale destacar uma dor de cabeça a ser resolvida de forma mais imediata no elenco: a diminuição na quantidade de gols ano após ano. Algo que tende a piorar com Gabigol longe da Vila Belmiro e que força o clube a ir para o mercado buscar um atacante.

Leia também

Basta pegar um recorte a partir de 2015, com a chegada de Ricardo Oliveira. Naquele ano o Peixe marcou 120 gols em jogos oficiais, sendo 37 deles do centroavante, que ainda teve Gabriel como parceiro, autor de 21 tentos. Com esses números, o Alvinegro foi o melhor ataque do país.

Em 2016, os números continuaram bons, terminando a temporada como o segundo melhor ataque do Brasil, porém a quantidade diminuiu. Foram 110 tentos santistas ao longo do ano, mais uma vez com Ricardo Oliveira como artilheiro do time, balançando a rede 22 vezes, com Vitor Bueno na vice-liderança, autor de 13 gols.

No ano seguinte, as coisas já tiveram uma mudança considerável. Embora tenha atingido 91 tentos em partidas oficiais, o Santos foi apenas o 12º ataque do país. Muito disso devido aos problemas de saúde e de lesão pelos quais Ricardo Oliveira passou durante toda a temporada 2017. Tanto é que o centroavante anotou 12 gols, mesmo número alcançado por Kayke. Os dois ocuparam a vice-liderança, atrás de Bruno Henrique, com 18 bolas na rede.

Publicidade

A transição de 2017 para 2018 foi complicada, especialmente pela saída de Ricardo Oliveira, que não renovou seu contrato com o clube. Assim, o novo presidente teve de ir ao mercado para buscar a contratação de uma reposição, que atendeu pelo nome de Gabigol, um velho conhecido, que anotou 27 gols ao longo da temporada. Algo ousado e arriscado, diante das condições financeiras da instituição que, em partes, deu retorno.

No entanto, o número de tentos do clube no ano caiu drasticamente. Em 2018 o Peixe balançou a rede 79 vezes, ocupando a 11ª posição no ranking brasileiro. Mesmo com Gabriel inspirado, isso não foi suficiente para que o setor ofensivo fosse destaque. Para completar, Bruno Henrique sofreu lesão no olho logo no início da temporada e, quando voltou, não teve boa participação, marcando apenas dois gols.

Publicidade

Agora, para a temporada 2019, os problemas se intensificam, pois sabe-se que Gabigol não renovará o empréstimo, que o clube continua com problemas financeiros, e que não há uma reposição pronta no elenco. A aposta em Felippe Cardoso, que veio da Ponte Preta na metade do ano, não será solução imediata, nem mesmo o jovem Yuri Alberto. Esses fatores obrigam o clube a ir ao mercado para tentar uma cartada parecida com a dada por Gabriel, mas com a consciência de que a tarefa será difícil.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook. 

Veja a seleção dos jogadores mais bonitos do Brasileirão 2018

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.