Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Christophe Galtier, técnico do PSG, é acusado de racismo por ex-diretor do Nice

Caso teria acontecido em agosto de 2021, em sua passagem pelos Alpes Marítimos; treinador chamou alegações de 'difamatórias'

Futebol|

Galtier chegou no PSG em julho de 2022
Galtier chegou no PSG em julho de 2022 Galtier chegou no PSG em julho de 2022

O treinador do Paris Saint-Germain, Christophe Galtier, foi acusado de racismo por um ex-diretor de futebol do Nice. Julien Fournier, que ocupava o cargo no clube francês, teve sua denúncia, feita por e-mail, divulgada pelo podcast "After-Foot", da emissora francesa "RMC Sport".

De acordo com as informações, o caso aconteceu em agosto de 2021, no começo da passagem de Galtier pela Costa do Sol. Fournier entrou em contato com a INEOS, empresa que comanda o Nice, falando sobre uma reunião que teve com Galtier e com seu filho, que é agente de jogadores. O técnico teria contestado a quantidade de jogadores negros e muçulmanos no elenco.

"Christophe Galtier entrou então no meu escritório e cumprimentou o seu filho, que disse 'você pode verificar com meu pai o que acabei de lhe dizer'. Assim que seu agente/filho saiu, eu disse a ele que contei a Galtier sobre a conversa que ele tinha acabado de ter e eu perguntei se era verdade. Ele respondeu que sim e que tinha que levar em conta a realidade existente na cidade, e que de fato não poderíamos ter tantos negros e muçulmanos na equipe", disse o dirigente na mensagem ao jornalista Romain Molina, do After-Foot.

Fournier também discorreu sobre um outro episódio, quando Galtier foi a um restaurante na cidade de Nice e torcedores o abordaram, dizendo que havia muitos negros no clube. Posteriormente, o então comandante das Águias teria dito a Fournier que o elenco não correspondia ao perfil da cidade e nem ao que os torcedores queriam. Mas não pararia por aí. O dirigente também falou sobre uma reunião com outro filho do técnico, John Valovic-Galtier, que tratou sobre a continuidade do comandante à frente da equipe ser "insustentável".

Publicidade

"Perguntei a John o que se passava e ele explicou-me que esta equipe não era como ele, que não podíamos continuar assim. Pedi a ele que explicasse melhor o que estava querendo dizer e ele falou que eu construí uma equipe de escória, já que só havia negros e metade do elenco estava na mesquita às sextas-feiras à tarde", dizia a mensagem.

Reencontro pesado

No último sábado, PSG e Nice se enfrentaram e o treinador francês foi recebido com vaias e uma faixa ofensiva direcionada à sua mãe. Após a partida, Galtier respondeu às provocações.

Publicidade

"Vocês viram o que eles fizeram? Vocês leram aquela faixa? A minha mãe tem 83 anos e está se recuperando de um câncer. Ponto final. Se aquelas pessoas nas arquibancadas ainda assistem aos jogos da equipe na Conference League, é graças ao meu trabalho na temporada passada. Independentemente do que pensam, é graças ao meu trabalho e ao de Didier Digard (atual treinador) que ainda há jogos europeus em Nice nesta temporada", disparou Galtier.

Em setembro de 2022, Julien Fournier já havia afirmado que o atual técnico do PSG havia deixado a Costa do Sol de forma nada amistosa.

Publicidade

"Se eu explicar as verdadeiras razões pelas quais brigamos, porque 'brigar' é realmente a palavra correta, Christophe Galtier nunca mais entrará em um vestiário, nem na França, nem na Europa inteira", afirmou o dirigente.

Treinador se pronunciou

Em comunicado enviado pro seu advogado à agência AFP, Galtier constestou as alegações. 

"Galtier tomou conhecimento com espanto dos comentários insultuosos e difamatórios. Dada a gravidade das acusações contra ele, que contesta com a maior firmeza, Christophe Galtier imediatamente contatou seu advogado, Maître Olivier Martin, para iniciar, sem demora, os procedimentos legais necessários. Ele tem sido alvo de ameaças intoleráveis ​​e atos de assédio", disse a defesa do treinador do PSG.

Com demissão de VP, Flamengo chega aos R$ 37 milhões em multas de técnicos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.