Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

NBB 7: Bauru derrota Basquete Cearense, fora de casa, por 109 a 67

Esportes Olímpicos|

Uma máquina. Assim pode ser definida a equipe do Paschoalotto/Bauru na atual temporada do NBB. Nesta quinta-feira, a equipe do técnico Guerrinha estava literalmente com a mão fervendo nos arremessos longos, acertou incríveis 21 bolas de 3 pontos e emplacou o novo recorde do fundamento na história do NBB na expressiva vitória sobre o Basquete Cearense, fora de casa, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), pelo placar de 109 a 67.

Os 21 tiros certeiros em 38 tentados da fora da linha dos 3 pontos (55,3 % de aproveitamento) estabeleceram a maior marca do fundamento em toda a história do campeonato nacional, que era de 19, alcançada pelo Joinville no NBB 1 contra o Pinheiros (curiosamente comandado por Alberto Bial, atual técnico do Cearense) pelo Flamengo em cima do São José no NBB 2, e pelo próprio São José em cima do mesmo Flamengo, nos playoffs da mesma segunda edição do nacional.

O destaque individual ficou por conta do ala norte-americano Robert Day, que converteu sete bolas de 3 pontos de oito tentadas (87,5% de aproveitamento) e deixou a quadra com atuação quase perfeita, com 23 pontos em 26 tentados. Quem também apareceu bem foi o ala Gui Deodato, que saiu do banco e registrou 16 pontos, com quatro tiros de 3 pontos em oito tentados, mesmo rendimento do ala/pivô Jefferson, que anotou 14 pontos.

Outros destaques individuais do Bauru ficaram por conta do pivô Rafael Hettsheimeir, que também mostrou mão quente e deixou a quadra com 17 pontos, com direito a três bolas de 3 pontos em seis tentadas, seu companheiro de posição Thiago Mathias, que saiu do banco e registrou um duplo-duplo de 14 pontos e 12 rebotes, e do ala Alex Garcia, responsável por 13 pontos, sendo seis deles oriundos de dois tiros de fora da linha dos 3 pontos.

Publicidade

O elástico e histórico do triunfo sobre o Basquete Cearense foi o 12º consecutivo do Bauru no NBB 7, o 15º em 17 partidas (88,2% de aproveitamento), campanha esta que os deixa firmes na vice-liderança da competição nacional, ainda na caça ao líder Winner/Limeira, que tem uma derrota a menos que os bauruenses. O Basquete Cearense, por sua vez, perdeu a chance de chegar ao G-12 e agora caiu novamente para a 14ª posição, com quatro triunfos em 17 jogos (23,5% de aproveitamento).

A noite foi marcante também para o ala Fernando Fischer, do Basquete Cearense, que com seus 14 pontos, se tornou o 17º jogador a ultrapassar a marca dos 2.500 pontos na história do NBB. Outros destaques da equipe nordestina ficaram por conta do pivô paraguaio Guillermo Araujo, com 16 pontos, e do jovem ala/pivô Alexandre Paranhos, que registrou o primeiro duplo-duplo de sua trajetória no NBB ao marcar dez pontos e pegar dez rebotes.

Publicidade

Os atuais campeões sul-americanos nem bem terão tempo de curtir a vitória e o recorde pois já terão que se concentrar para o próximo jogo, que será neste sábado (24/01), diante do atual vice-campeão do NBB, Paulistano/Unimed, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 18 horas (de Brasília), em duelo antecipado por conta da participação da Liga das Américas 2015.

Já o Basquete Cearense, que vinha em uma boa crescente no NBB 7, quer voltar a ter bons momentos no campeonato e já se prepara para seu próximo compromisso, que será na próxima terça-feira (27/01), frente ao Minas Tênis Clube, fora de casa, na Arena Minas, em Belo Horizonte, às 16 horas (de Brasília).

Publicidade

O jogo

O Bauru começou a partida melhor e abriu logo 9 a 2 nos primeiros instantes. O Basquete Cearense não permitiu que os visitantes se distanciassem e trataram de encostar no placar minutos mais tarde (16 a 16). Porém, a atuação perfeita de Alex Garcia, autor de dez pontos em dez tentados (100% de aproveitamento), foi decisiva para que os bauruenses abrissem novamente e fechassem o primeiro quarto na frente, por 25 a 18.

Mas foi no segundo quarto que o Bauru matou o jogo. Com ritmo alucinante e mão fervendo nos arremessos, com direito a seis bolas de 3 pontos em sete tentadas (85,7% de aproveitamento) nos primeiros sete minutos, a equipe do técnico Guerrinha fez uma parcial quase perfeita, onde chegou a estar vencendo por 26 a 6 e com expressivos 27 pontos de vantagem (51 a 24).

Os donos da casa tentaram reagir e baixaram a margem para 21 pontos (52 a 31), mas, com mais um tiro de 3 pontos de Robert Day – o terceiro dele em três arremessados no período – a equipe do interior do Estado de São Paulo fechou seu belo segundo quarto com chave de ouro e foi para os vestiários com 24 pontos de frente, placar de 55 a 31.

A ida para o intervalo não aquietou os ânimos do Bauru, que seguiu jogando a todo vapor, vapor este que pode ser justificado pela mão quente nas bolas de fora. Com mais sete tiros de 3 pontos em 10 arremessados, quatro deles do norte-americano Robert Day, os comandados do técnico Guerrinha seguiram abrindo vantagem e caminharam para a etapa final com 32 pontos de vantagem, placar de 81 a 49.

Mesmo com mais de 30 pontos de diferença, os comandados do técnico Guerrinha seguiram com a corda toda e só aumentando sua vantagem a medida que o tempo ia passando. Neste período, o Bauru acertou mais quatro bolas de 3 pontos e registrou o novo recorde do fundamento na história do NBB, além de fechar o confronto com uma elástica vitória por 42 pontos de diferença: 109 a 67.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.