Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil fatura primeiro ouro na natação na Universíade 2015

Esportes Olímpicos|

Com ótimas performances nos esportes individuais, o Brasil inaugurou neste domingo (5) o quadro de medalhas da Universíade 2015, que está sendo realizada em Gwangju, na Coreia do Sul. Henrique Martins venceu a final dos 50m borboleta e colocou a bandeira verde e amarela no lugar mais alto do pódio. Já o judoca Gustavo Assis foi o responsável por faturar a primeira medalha para seleção na 28ª edição dos Jogos Olímpicos Universitários. Ele foi bronze na categoria até 90 kg.

Medalhista de prata com o revezamento 4x100m livre há quatro anos, na China, o paulista Henrique Martins, de 23 anos, voltou ao campeonato universitário com um único objetivo: ganhar uma nova medalha. Finalista da prova com o segundo melhor tempo no geral, o atleta da Unisul simplesmente "voou" na decisão e ganhou o ouro com o tempo de 23.22, 0.22 a frente do bielorusso Yauhen Tsurkin.

- Depois da eliminatória de ontem, vimos que dava para ganhar esta medalha de ouro. Procuramos ajustar algumas coisas antes da final, meu técnico me deixou mais tranquilo e acabou dando tudo certo. Conquistei a medalha e fiz um ótimo tempo - destaca Henrique, que conta sua evolução desde a prata em 2011.

- A principal diferença é a experiência. Aqui, eu sabia tudo o que tinha que fazer. Entrei focado para competir e vencer. Lá era tudo muito novo, era minha primeira competição. Estava maravilhado com a Vila, fiquei deslumbrado com tudo - recorda o nadador, que ainda disputará em Gwangju as provas dos 50m e 100m livre, 50m costas e 100m borboleta.

Publicidade

No judô, coube ao estreante Gustavo Assis, de 20 anos, manter a trajetória vitoriosa da equipe brasileira na modalidade. O mineiro da Faculdade Pitágoras, campeão da LDU de Lutas, que valeu vaga para a Universíade 2015, alcançou o bronze após derrotar adversários do Quirguistão, Lituânia, Uzbequistão e República Checa. A única derrota foi para Khasan Khalmurzaev, da Rússia, que posteriormente levou o com o ouro.

- Foi uma luta dura, um adversário (checo David Klammert) que já conhecia, com um estilo tradicional europeu, mas eu o estudei com meus técnicos e consegui encaixar um golpe perfeito", conta o brasileiro, que ficou surpreso com a competição na Coreia do Sul. "Não imaginava esse tamanho. Já havia ouvido falar na Universíade, mas quando cheguei aqui foi um baque. Está sendo muito legal - complementa.

Publicidade

E por pouco a seleção brasileira não conseguiu mais medalhas no judô. Amanda Oliveira (até 70 kg) e Rafael Macedo (até 81 kg) chegaram a brigar pelo bronze, porém caíram na decisão.

Já nos esportes coletivos, o Brasil não conseguiu repetir o desempenho dos dias anteriores e sucumbiu aos adversários. No futebol masculino, o gol de Go Hayama deu a vitória simples ao Japão sobre a seleção. As equipes masculina e feminina de basquete do país e o vôlei feminino também sofreram o revés.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.