Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com Medina 'líder', Brasil terá novamente 11 nomes no WCT 2019

Além do astro, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Italo Ferreira, Willian Cardoso, Michael Rodrigues e Yago Dora se mantêm. Peterson Crisanto, Deivid Silva e Jadson André subiram

Lance|

Lance
Lance Lance

Após o bicampeonato de Gabriel Medina no Circuito Mundial de surfe (WCT), o Brasil tem tudo para celebrar mais um ano de sucesso na modalidade. A temporada de 2019 contará novamente com 11 representantes do país no masculino. A Seleção terá três mudanças em relação a este ano.

Gabriel Medina, de 24 anos, Adriano de Souza (31), Filipe Toledo (23), Italo Ferreira (24), Willian Cardoso (32), Michael Rodrigues (24) e Yago Dora (22), se mantiveram no time entre os top-22 do ranking principal. Jessé Mendes (25) não conseguiu vaga no ranking, mas garantiu a permanência entre os dez indicados pelo WQS, a divisão de acesso, após vencer a Tríplice Coroa Havaiana.

Os outros três classificados ao ficarem no top 10 do WQS foram o paranaense Peterson Crisanto, de 26 anos, o paulista Deivid Silva, de 23, e o potiguar Jadson André, de 28. Os dois primeiros farão sua estreia na elite, enquanto o último recuperou a vaga perdida no ano passado. Eles vão substituir o catarinense Tomas Hermes, o pernambucano Ian Gouveia e o paulista Caio Ibelli, que não conseguiram se manter no WCT em nenhum dos dois rankings.

Caio sofreu séria lesão no início do ano e espera de receber um dos convites que a Liga Mundial de Surfe (WSL, em inglês) reserva para os atletas que se contundem, como foi o caso dele e dos campeões mundiais Kelly Slater e John John Florence. O americano voltou a competir em Pipeline e o havaiano só retornará no ano que vem.

Publicidade

A elite é formada por 34 surfistas, sendo os 22 primeiros colocados no ranking do CT, os dez indicados pelo QS e dois convidados da WSL para participar de todas as etapas, que ainda serão anunciados.

A temporada 2019, diferentemente dos últimos anos, só vai começar em abril, com a etapa de Gold Coast (AUS), nos dias 3 a 13. Depois, haverá o evento de Bells Beach, nos dias 17 a 27 do mesmo mês. Em seguida, acontece o Bali Pro na Indonésia, de 13 a 24 de maio, em Keramas, antes de o WCT retornar à Austrália para a disputa de Margaret River, entre 27 de maio e 7 de junho.

Publicidade

A etapa brasileira passará a ser então a quinta do ano e não mais a quarta, como até 2018, com o Oi Rio Pro em Saquarema. A etapa será disputada entre os dias 20 e 28 de junho.

Do Brasil, os melhores surfistas do mundo partem para a África do Sul, para disputar o J-Bay Open nos dias 9 a 22 de julho. Depois, voltam a se enfrentar no Tahiti Pro Teahupoo, de 21 de agosto a 1º de setembro.

A batalha pelo título mundial sairá dos tubos da temida bancada de Teahupoo, para as ondas perfeitas do Surf Ranch Pro, com a etapa na piscina de ondas idealizada por Kelly Slater marcada para 19 a 22 de setembro. Depois, vem a “perna europeia” no mês de outubro, com a etapa da França nos dias 3 a 13 e a de Portugal de 16 a 28, antes do Pipe Masters fechar a temporada nos dias 8 a 20 de dezembro, no Havaí.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.