Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil jogará de azul contra Camarões; camisa já foi campeã do mundo e tem retrospecto favorável

Cor do segundo uniforme da Seleção Brasileira é oficial desde 1958, mas já havia sido utilizado antes. Em 11 partidas nos Mundiais, Brasil tem oito vitórias, um empate e duas derrotas

Lance|

Lance
Lance Lance

A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo contra Camarões. E diferentemente das duas primeiras partidas, contra Sérvia e Suíça, a equipe comandada por Tite não vestirá o uniforme principal, a famosa Amarelinha, mas sim a camisa azul.

Por não ser o mandante, o Brasil não é a prioridade na escolha dos uniformes. Os camaroneses usarão a camisa principal, na cor verde e com detalhes em amarelo e vermelho. Por mais que o uniforme brasileiro não pareça se confundir com a camisa do time africano, questões ligadas ao daltonismo ajudam a explicar a distinção adotada pela Fifa para não confundir quem sofre com o distúrbio na visão.

+ Veja a tabela, os jogos e os grupos da Copa do Mundo de 2022

Sendo assim, a Seleção entrará em campo com a camisa azul, que foi utilizada no primeiro título mundial brasileiro, em 1958, na Suécia, contra os donos da casa. A história é conhecida: como os suecos tinham uniforme amarelo também, e àquela época não tinha a prática da camisa reserva, a delegação do Brasil teve de correr contra o tempo para conseguir uma camisa para a partida.

Publicidade

A primeira opção era a camisa branca, que era a peça oficial da Seleção Brasileira. No entanto, após o vice-campeonato de 1950, quando jogou com esta cor, a fama de "camisa azarada" fez com que o Brasil buscasse outra ideia. Foi então que Paulo Machado de Carvalho, chefe de delegação, buscou a camisa azul. A justificativa é de que o dirigente era um homem religioso e sugeriu a cor por conta do manto de Nossa Senhora, padroeira do país.

+ Quando e contra quem o Brasil joga nas oitavas de final da Copa do Mundo?

Publicidade
Brasil x Suécia em 2012
Brasil x Suécia em 2012 Brasil x Suécia em 2012

Brasil teve camisa azul comemorativa em jogo com Suécia em 2012 (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

COR AZUL JÁ TINHA SIDO UTILIZADA

Publicidade

Apesar de adotar o azul oficialmente na Copa do Mundo de 1958, a Seleção Brasileira já tinha usado a cor antes do torneio na Suécia. Na Copa América de 1937, realizada na Argentina, o Brasil enfrentou o Chile, mas ambas seleções utilizavam a camisa branca. Como naquela oportunidade não existia uniforme reserva, o time brasileiro pegou camisas do Boca Juniors emprestadas.

Em 1938, um ano depois do torneio Sul-Americano, o Brasil utilizou camisas azuis na primeira Copa do Mundo disputada na França. Em duelo contra a Polônia, que também jogava de branco, a Seleção Brasileira pegou uniformes azuis emprestados. Segundo o livro "A história das camisas de todos os jogos das Copas do Mundo", que conta com um capítulo somente sobre camisas brasileiras, o Brasil jogou de azul ainda em 1939 e depois entre 1949 e 1957.

+ Olho no mata-mata: relembre o retrospecto do Brasil nas oitavas de Copas do Mundo

Brasil x Inglaterra - Copa do Mundo de 2002 - Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno
Brasil x Inglaterra - Copa do Mundo de 2002 - Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno Brasil x Inglaterra - Copa do Mundo de 2002 - Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno

Ronaldinho Gaúcho fez gol e foi expulso de azul contra a Inglaterra em 2002 (Foto: PHILIPPE HUGUEN / AFP)

RETROSPECTO É FAVORÁVEL

A partida contra Camarões será a 12ª da Seleção Brasileira com a camisa azul em Copas do Mundo. E o retrospecto joga a favor da equipe canarinho. Até aqui, são oito vitórias, um empate e duas derrotas, com 25 gols marcados e 17 sofridos.

Além do título mundial de 1958, outros jogos marcantes da Seleção Brasileira foram com a camisa azul. Em 1994, o Brasil venceu a Holanda nas quartas de final e bateu a Suécia na semifinal com uniforme reserva. Em 2002, nas quartas de final, a Inglaterra foi a vítima brasileira.

TODOS OS JOGOS DO BRASIL DE AZUL EM COPAS DO MUNDO

Brasil 6 x 5 Polônia - Copa do Mundo de 1938

Brasil 5 x 2 Suécia - Copa do Mundo de 1958

Brasil 2 x 1 Argentina - Copa do Mundo de 1974

Brasil 0 x 2 Holanda - Copa do Mundo de 1974

Brasil 3 x 1 Polônia - Copa do Mundo de 1978

Brasil 1 x 1 Suécia - Copa do Mundo de 1994

Brasil 3 x 2 Holanda - Copa do Mundo de 1994

Brasil 1 x 0 Suécia - Copa do Mundo de 1994

Brasil 2 x 1 Inglaterra - Copa do Mundo de 2002

Brasil 1 x 2 Holanda - Copa do Mundo de 2010

Brasil 2 x 0 Costa Rica - Copa do Mundo de 2018

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.