Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atleta do Botafogo, Lucas Verthein representa o Brasil no primeiro evento da Copa do Mundo de Remo, na Croácia

Atleta representa o país em Zagreb e já terá na sua bateria, pelas eliminatórias, croata que foi prata na Rio 2016 e bronze em Tóquio...

Lance|

Há duas semanas, pelo Pré Pan de Remo, Lucas Verthein garantiu sua vaga nos Jogos Pan-Americanos do Chile, que serão realizados em outubro. E o foco agora está voltado para o primeiro dos três eventos da Copa do Mundo, que acontece desta sexta-feira a domingo, em Zagreb, na Croácia. Único representante do Brasil na modalidade na Olimpíada de Tóquio, o atleta do Botafogo volta a entrar na água pelo Single Skiff, sua especialidade.

Será um total de 26 barcos divididos em seis baterias nas eliminatórias desta que é a categoria mais nobre do remo. Dentre os remadores do Single Skiff confirmados, cinco atletas olímpicos e o atual campeão mundial, o alemão Oliver Zeidler. Um dos principais nomes da atualidade estará na bateria 4, a mesma de Verthein: o croata Damir Martin, prata nos Jogos do Rio 2016 e bronze em Tóquio 2020. Olli-Pekka Karppinen, da Finlândia, e Stephen Cox, do Zimbabue, completam a bateria.

+ F1: Lewis Hamilton vai usar capacete com as cores do arco-íris no GP do Miami em resposta ao governo da Flórida

- Teremos esses 26 barcos nas eliminatórias desta sexta e, poucas horas depois, já serão realizadas as quartas de final. Na minha bateria, vou duelar com o croata que foi prata no Rio, apesar de ele ter vencido, o mesmo com quem competi em Tóquio, onde ele foi bronze. Além dele, um remador da Finlândia e outro do Zimbábue. Nas quartas, serão quatro chaves com seis atletas em cada, passando os três primeiros de cada uma para as semifinais de sábado - explicou Verthein.

Publicidade

Sobre o croata que “ganhou, mas não levou” na Lagoa Rodrigo de Freitas, foi uma das finais mais emocionantes da história do Remo em Jogos Olímpicos. Damir Martin completou o percurso exatamente com o mesmo tempo (6’41”34) que o neozelandês Mahe Drysdale, e foi preciso o replay no “photo finish” para determinar o vencedor. Com a imagem paralisada no momento da chegada, a organização chegou à conclusão que a embarcação de Mahe Drysdale estava milímetros à frente de Martin ao cruzar a linha.

- Estar aqui na Croácia é uma chance única de lapidar minha parte técnica. Estou me sentindo bem e feliz por essa oportunidade de me preparar visando também o Mundial deste ano e os Jogos Pan-Americanos. Estou muito empenhado para entregar o meu melhor e deixar meu país orgulhoso. Independentemente de qualquer coisa, darei o meu máximo para sair de cada descida sentindo que estou evoluindo, no caminho certo - disse Verthein, em sua primeira competição fora do seu continente em 2023, com atletas do mais alto nível.

Na movimentada agenda do brasileiro ainda estão programados o segundo e o terceiro eventos da Copa do Mundo, de 16 a 18 de junho, em Varese, na Itália, e 7 a 9 de julho, em Lucerne, na Suíça. Completam o calendário: o Mundial, de 3 a 10 de setembro, em Belgrado, na Sérvia, e os Jogos Pan-Americanos, de 20 a 25 de outubro, na cidade de Concepción, no Chile.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.