Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vasco segura empate com o Flamengo e avança à decisão da Taça Rio

Duelo disputado no Estádio do Maracanã foi bastante monótono e terminou em 0 a 0

Futebol|

Diego tenta escapar da forte marcação do volante Jean
Diego tenta escapar da forte marcação do volante Jean Diego tenta escapar da forte marcação do volante Jean

Foi um jogo estudado, com muita marcação e poucas chances criadas. E, como jogava pelo empate, por ter se classificado em primeiro do Grupo C, o Vasco se aproveitou do ritmo lento, segurou o 0 a 0 contra o Flamengo e se garantiu na decisão da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. A partida deste sábado marcou, ainda, o retorno dos clássicos ao Maracanã.

EsportesR7 também está no Youtube. Inscreva-se

O Vasco aguarda o vencedor da outra semifinal, que será disputada neste domingo, no Engenhão, entre Botafogo e Fluminense. A decisão será no domingo seguinte, às 16 horas, no Maracanã.

Embora já garantidas na semifinal do Carioca, devido à pontuação na classificação geral, as duas equipes entraram com força máxima. Milton Mendes, sem poder contar com Luis Fabiano, suspenso após "peitar" o árbitro justamente no empate com o Flamengo, por 2 a 2, apostou em Muriqui para comandar o ataque.

Publicidade

Já Zé Ricardo, mais preocupado com a partida de quarta-feira contra o Atlético Paranaense, pela Copa Libertadores, aproveitou o clássico para dar ritmo ao time titular e fazer alguns testes. Muito criticado pela torcida, Rafael Vaz deu lugar a Donatti.

A partida deste sábado seria a primeira vez que o Maracanã sediaria um Vasco x Flamengo desde o final de 2015. Mas, se havia muita expectativa pelo retorno, ainda mais após as duas equipes protagonizarem um eletrizante clássico na primeira fase da Taça Rio, com direito a gol irregular no último minuto e a expulsão de Luis Fabiano, o duelo começou morno e foi sonolento em quase todo o primeiro tempo.

Publicidade

Jogando com a vantagem do empate, o Vasco se expunha pouco e trocava passes na intermediária, sempre com cautela. Muriqui até se movimentava na frente, mas parecia sem ritmo. Em uma das poucas chances do time cruzmaltino, o atacante invadiu a área aos 15 minutos e bateu colocado. A bola saiu à esquerda do gol de Alex Muralha.

Assista 24 horas à programação da Record TV

Publicidade

O Flamengo, por sua vez, embora precisasse da vitória, não tinha qualquer efetividade. Diego iniciou o duelo pouco inspirado, Gabriel e Guerrero quase não tocavam na bola, enquanto Mancuello até tentava criar jogadas, mas sem muito sucesso. Foram em duas finalizações de fora da área do meia argentino - uma delas de falta - que o time chegou sem muito perigo ao gol de Martín Silva.

A lentidão do duelo facilitava as pretensões do Vasco. Assim, mesmo sem mudar a escalação, o Flamengo voltou mais acelerado no segundo tempo e, logo no primeiro minuto, Gabriel recebeu dentro da área, deu bela finta e bateu rasteiro, cruzado, para boa defesa de Martín Silva. Era a primeira chance clara criada no jogo.

As estratégias estavam, enfim, estabelecidas. O Flamengo pressionava com a marcação avançada e os laterais e os volantes livres para atacarem. Sufocava e, assim, chegava com algum perigo, como aos 16 minutos, quando Rodinei bateu colocado e quase abriu o placar - Martín Silva espalmou. E, na cobrança de escanteio, após cabeçada de William Arão, novamente o goleiro uruguaio salvou.

Mas o Vasco apostava em algo a mais do que as defesas de Martín Silva para segurar o resultado: os contra-ataques. Com uma rápida transição após recuperar a bola, a equipe invariavelmente errava o último passe quando chegava, mas demonstrava ao adversário que também estava em busca do gol.

E o Flamengo, assim, aos poucos, foi perdendo o ímpeto do início do segundo tempo e voltou a sua atuação burocrática. Melhor para o Vasco, que controlou o jogo até o fim, não sofreu mais sustos e se garantiu na decisão da Taça Rio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.