Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trio de ferro pernambucano volta a disputar 1ª fase do Estadual em 2018

Sport, Náutico e Santa Cruz entram direto no hexagonal final desde 2015

Futebol|Cesar Sacheto, do R7

Campeonato Pernambucano terá nova fórmula para atrair público em 2018
Campeonato Pernambucano terá nova fórmula para atrair público em 2018 Campeonato Pernambucano terá nova fórmula para atrair público em 2018

O Campeonato Pernambucano de 2018, que começa nesta quarta-feira (17), traz uma regra totalmente diferente das utilizadas nas edições passadas. Neste ano, haverá o retorno dos três principais clubes do Estado — Sport, Náutico e Santa Cruz — à etapa inicial do torneio.

A ideia da federação local é evitar o esvaziamento da competição e atrair mais torcedores, pois a fórmula anterior previa o chamado “trio de ferro” do Recife somente no hexagonal decisivo, sem passar pela etapa preliminar.

Neste ano, os 11 clubes da Série A1 (1ª Divisão) jogarão em turno único. Integram o campeonato os dez melhores times do ano passado (Sport, Salgueiro, Santa Cruz, Náutico, Belo Jardim, Central, Flamengo de Arcoverde, Afogados, América-PE e Vitória) e o campeão da Série A2 (Pesqueira).

Os oito melhores avançam para as quartas de final. Depois, haverá semifinais e as finais. Os dois últimos serão rebaixados à Série A2 do em 2019.

Publicidade
Nelsinho Baptista retorna ao Brasil após seis anos no futebol japonês
Nelsinho Baptista retorna ao Brasil após seis anos no futebol japonês Nelsinho Baptista retorna ao Brasil após seis anos no futebol japonês

O Sport, maior campeão estadual (41 conquistas), tem o melhor elenco para defender o título e larga como favorito. O time rubro-negro mudou a política de contratações. O técnico Nelsinho Baptista terá um grupo menos badalado para a temporada.

A equipe perdeu atletas importantes, como o meia-atacante Diego Souza (São Paulo), o volante Patrick (Internacional), o lateral-esquerdo Mena (Bahia) e o lateral-direito Samuel Xavier (Atlético-MG). Entre os novos contratados, o meia Marlone, que veio do Atlético-MG, é o mais conhecido.

Publicidade

Já Santa Cruz e Náutico vivem momentos dramáticos, tanto esportivamente quanto do ponto de vista financeiro. Ambos foram rebaixados à Série C do Brasileirão.

O time tricolor adotou uma política de contenção de gastos. O jovem técnico Júnior Rocha deve trabalhar com jogadores pouco conhecidos no cenário nacional.

Publicidade
Roberto Fernandes comanda o Náutico
Roberto Fernandes comanda o Náutico Roberto Fernandes comanda o Náutico

No Náutico, a falta de recursos provocou a montagem de uma equipe bastante modesta para a atual temporada — antes do Estadual, a equipe terá compromisso pela Copa do Nordeste, nesta quarta (17), contra o Altos-PI.

Por isso, o técnico Roberto Fernandes adiantou que a torcida precisará ter paciência com o time em 2018.

"O momento do Náutico hoje é diferente. O momento em que se poderia cobra uma qualidade a mais é quando se tinha uma folha (salarial) seis, oito vezes maior que a nossa hoje. O Náutico vai jogar futebol de resultado", destacou o treinador.

A primeira rodada do Estadual será disputada nesta quarta-feira (17) com as seguintes partidas: Afogados x Central de Caruaru, Pesqueira x Belo Jardim e Flamengo de Arcoverde x Sport. Na quinta (18), jogam Santa Cruz x Vitória-PE. Na sexta (19), a rodada será finalizada com Náutico x América-PE. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.