R7 - Esportes

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Esportes/Futebol/Vasco/Notícias

Icone de Vasco Vasco

publicado em 29/08/2011 às 14h30:

Ricardo Gomes pode ser aconselhado a
se afastar do futebol, dizem especialistas

Neurologistas explicam que alto índice de estresse aliado a problemas vasculares é perigoso

Fernando Franco, do R7

Publicidade

Ricardo Gomes, técnico do Vasco, pode ser aconselhado a deixar os campos de futebol, caso se recupere do AVC (sigla para Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico que sofreu durante o clássico entre Flamengo e Vasco, neste domingo (28).

Ricardo Gomes tem evolução, mas ainda respira por aparelhos

Médico vê relação entre AVC de Ricardo Gomes e problema de 2010

A opinião é a de especialistas em neurologia ouvidos pelo R7, com a ressalva de que ainda é muito cedo para se ter um prognóstico claro da situação do treinador.

Cosme Rímoli: Vasco promete esperar por Ricardo Gomes

Gomes foi operado na noite deste domingo após ter o sangramento cerebral constatado, e no momento está internado no Hospital Pasteur, no Rio de Janeiro, entubado e sedado. Seu estado é considerado gravíssimo.

O médico Alessandro Blassioli, ex-perito do IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia) e neurologista do Hospital Sabin em São Paulo, afirma que um quadro de pressão alta, histórico de doença vascular e alto estresse é muito perigoso.

- É normal pedirmos o afastamento de situações de estresse para pacientes que se recuperam de acidentes vasculares. Isso varia de pessoa para pessoa, mas se o indivíduo tem uma ocupação que tira seu sono, que lhe causa problemas de estômago e que aumenta sua pressão, então ele está somatizando tudo.

Segundo Blassioli, não é aconselhável alto nível de estresse para pessoas com problemas vasculares. Esse é exatamente o histórico de Ricardo Gomes, que sofreu no início do ano passado uma vasculite, quando ainda treinava o São Paulo, e ficou duas semanas fora do comando do time.

A vasculite é uma inflamação em um vaso sanguíneo que causa seu estreitamento ou obstrução, limitando ou interrompendo o fluxo. Na época, o sangramento em um dos vasos cerebrais foi apontado como do "tamanho de um grão de arroz", que causou formigamento na mão e forte dor de cabeça.

De acordo com Blassioli, a chance de o problema anterior de Gomes não ter relação com  o AVC sofrido no domingo é quase nula.

- É muito provável que estejam ligados, pois ele possui um histórico de acidente vascular, mesmo que seja primário, ou pequeno. É natural a reincidência desse tipo de problema.

José Alberto Landeiro, chefe do serviço de neurologia do Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, compartilha da opinião do colega.

- Isso não é uma coincidência. Essa é a evolução de uma doença, que chegou ao ponto de virar um rompimento hemorrágico. A pressão alta, aliada com um problema anterior e estresse emocional, é altamente perigosa. Em um período de 30 dias após a operação, existe um alto índice de óbito.

O treinador do Vasco tomava remédio para controlar a pressão sanguínea, mas o clube carioca não sabe informar qual medicação ou a frequência que Gomes se medicava. Como a hipertensão não tem cura, precisa ser controlada. No caso do técnico, alto índice de estresse também deve ser evitado.

A direção vascaína já declarou que não vai procurar um substituto para seu comandante. Para Landeiro, a recuperação de um quadro tão grave significa também diminuir os atritos emocionais do paciente. O que, no caso de Gomes, pode significar o afastamento do futebol.

- A hipertensão é uma doença séria, que afeta todo o organismo. Se você juntar a ela um intenso nervosismo diário, seria recomendado se distanciar desse cotidiano, especialmente após um quadro tão grave. Depende de como a pessoa lida com sua profissão.

 

Veja as respostas do quiz

avc info

Veja Relacionados:  futebol, vasco, ricardo gomes, avc, hospital
futebol  vasco  ricardo gomes  avc  hospital 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping