R7 - Esportes

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Esportes/Futebol/São Paulo/Notícias

Icone de São Paulo São Paulo

publicado em 21/12/2011 às 05h35:

Com obras no Morumbi, São Paulo desafia histórico de escassez de títulos

Toda vez que o clube tricolor investe no estádio, o time de futebol fica em 2º plano

Do R7

Publicidade

Com muita pompa, o São Paulo oficializou na terça-feira (20) um acordo com uma empreiteira para cobrir o Morumbi e erguer um hotel anexo ao estádio. Um dado , no entanto, deve preocupar o torcedor tricolor: toda vez que o clube investe em sua arena de jogos, o time de futebol fica relegado a segundo plano e sofre com a falta de conquistas relevantes.

São Paulo anuncia acordo para cobrir Morumbi

O maior jejum de títulos do São Paulo se deu entre 1957 e 1970, período em que o clube precisou investir maciçamente para construir ou ampliar o seu estádio. As obras no Morumbi começaram em 1952 e a inauguração, ainda com capacidade reduzida, aconteceu em 1960.

Durante os dez anos seguintes, além de sofrer com times melhores, como o Santos de Pelé, o clube ainda teve que gastar mais dinheiro para a finalização do estádio. Com isso, o desempenho em campo decaiu. A seca só iria acabar em 1970, com a conquista do Paulistão. Foi nesse mesmo ano que o Morumbi finalmente ficou pronto.

A partir do momento em que a obra em seu estádio ficou pronta, o São Paulo ganhou novo status no futebol brasileiro. Em pouco mais de 20 anos, a equipe conquistou três títulos brasileiros, dois da Libertadores e dois mundiais. Além disso, o clube passou a receber eventos grandiosos em na sua arena.

Em 1994, logo após um período de fartura em campo, com dois títulos mundiais, o Morumbi passou a apresentar problemas estruturais. O anel superior do estádio chegou a ficar interditado por falta de segurança. O clube se viu obrigado a investir R$ 10 milhões para a aquisição de amortecedores que diminuíssem o risco de acidentes.

O investimento, somado a contratações infrutíferas e administrações ineficientes, inaugurou uma nova era de fracassos em campo. Em 1997, a torcida estava descontente com o desempenho de seu principal atacante e criou um grito de guerra insólito:

- Fora Dodô... Põe amortecedor.

Era um pedido irônico para que a diretoria investisse na revitalização de seu estádio.

O time só voltou a ser bem sucedido em campo a partir de 2005, ano em que o clube conquistou os tricampeonatos da Libertadores e do Mundial. Nos três anos seguintes, a equipe conquistaria o três vezes consecutivas o título brasileiro.

A partir de 2007, com a oficialização do Brasil como sede da Copa de 2014, a diretoria do clube passou a se empenhar para que o Morumbi fosse o palco paulistano do evento. A Escolha parecia óbvia, mas a arena tricolor acabou alijada da competição sob alegação de que o projeto do clube não se adequava às exigências da Fifa.





Mesmo com o golpe, O São Paulo manteve o projeto para reforma do Morumbi. A princípio, a empreiteira Andrade Gutierrez é que deve arcar com os custos das obras. Mas o São Paulo, que já acumula três anos seguidos sem títulos, pode ficar sem sua sede em alguns jogos e vivenciar um terceiro período de seca em campo.

Veja as respostas do quiz

 

Veja Relacionados:  são paulo, morumbi
são paulo  morumbi 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping