Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sorteio dos grupos da Copa do Mundo será realizado só em abril

Definição das chaves acontecerá ainda sem todos os classificados da repescagem intercontinental, que será entre 13 e 14 de junho

Futebol|André Avelar, do R7

Sorteio da Copa está previsto para abril, quando nem todas as 32 seleções estarão classificadas
Sorteio da Copa está previsto para abril, quando nem todas as 32 seleções estarão classificadas Sorteio da Copa está previsto para abril, quando nem todas as 32 seleções estarão classificadas

A um ano da Copa 2022 os torcedores já sabem que terão de esperar um pouco mais do que o normal para conhecer todos os integrantes da fase de grupos do Mundial. O sorteio será realizado só em 1º de abril, em Doha, no Catar, ainda sem todas as 32 seleções conhecidas para a competição que começará sete meses depois.

Os atrasos nas rodadas das Eliminatórias pelo mundo por causa da pandemia de coronavírus complicaram o repetido “padrão-Fifa”. As últimas duas classificações só sairão entre 13 e 14 de junho, em duas partidas únicas, contra integrantes da Conmebol (América do Sul), da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe), da AFC (Ásia) e da OFC (Oceânia).

O torneio, de dois jogos, sem os tradicionais ida e volta nos países de cada postulante a vaga, será uma espécie de evento-teste para as instalações no Catar. A temperatura, no entanto, será diferente da esperada para o Mundial em si, que pela primeira vez será disputado em dezembro, no inverno no Hemisfério Norte. As equipes devem jogar em estádios com ar-condicionado para suprir o calor.

Estádio Lusail receberá a final da Copa do Mundo, em 18 de dezembro de 2022
Estádio Lusail receberá a final da Copa do Mundo, em 18 de dezembro de 2022 Estádio Lusail receberá a final da Copa do Mundo, em 18 de dezembro de 2022

Mas há um outro complicador. A OFC não sabe ao certo como realizará a sua classificatória por entender que os países da região ainda não oferecem segurança sanitária aos envolvidos. A tendência é que essas vagas sejam definidas em março, também no Oriente Médio.

Publicidade

A Conmebol e a Uefa, no entanto, já conheceram os seus representantes para o sorteio dos grupos da Copa. Os dois casos serão definidos em março. No primeiro deles, o Peru, quinto colocado continental, carimbaria o passaporte hoje. Na Europa, Portugal, Suécia, Itália, Ucrânia, País de Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia, Macedônia do Norte, Áustria e República Checa disputam três vagas.

Veja as seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2022

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.