Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Semifinalista da Copa de 94, icônico zagueiro Trifon Ivanov morre aos 50 anos

Jogador da Bulgária ficou famoso pela raça dentro de campo e pelo visual retrô

Futebol|Do R7

Zagueiro Trifon Ivanov era famoso pelo visual retrô e cabelo bagunçado
Zagueiro Trifon Ivanov era famoso pelo visual retrô e cabelo bagunçado Zagueiro Trifon Ivanov era famoso pelo visual retrô e cabelo bagunçado

Com nomes como Stoichkov e Penev, a seleção da Bulgária fez história em 1994 por chegar onde nunca havia chegado: a uma semifinal de Mundial. Um dos destaques era o zagueiro Trifon Ivanov, que morreu na manhã deste sábado (13), aos 50 anos, de infarto no miocárdio.

A informação foi dada pelo CSKA Sofia, clube bulgáro onde é ídolo e jogou por seis anos — parte desse tempo por empréstimo. O jogador morreu em casa, após passar mal. 

Ivanov começou sua trajetória na cidade onde nasceu (e também morreu): Veliko Tarnovo, onde jogava no Etar. Depois se transferiu para o CSKA e dois anos depois para Betis, da Espanha, onde jogou de 1990 a 1993.

Seria no ano seguinte, pela Copa do Mundo dos Estados Unidos onde ele (e a seleção búlgara) chegaria a seu auge. Derrotou a Argentina ainda na fase de grupos e passaria por cima de México e Alemanha nos mata-matas. Seria eliminada apenas diante da vice-campeã Itália, por 2 a 1.

Publicidade

Blog: Mais que uma figurinha no álbum da Copa

Pogba estaria disposto a baixar pedida salarial para jogar no Barcelona

Publicidade

Desmanche? Time do Corinthians que pega o São Paulo é quase o mesmo do 6 a 1

O jogador se tornou uma espécie de lenda do futebol nos anos 90, tanto pelo visual oitentista — costeletas grandes e mullet — quanto por compensar sua técnica limitada com muita garra e entrega. Sua figurinha do álbum oficial de 1994 se tornou uma das mais disputadas.

Em homenagem a ele, todo ano é disputada em São Paulo a 'Copa Trifon Ivanov', que tem lista de espera para inscrições.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.