Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Santos alega interferência em decisão de árbitro e pede anulação de jogo

Duelo entre Peixe e Flamengo contou com lance polêmico envolvendo o atacante Bruno Henrique

Futebol|

Leandro Vuaden recebeu informação do quarto árbitro Flávio Rodrigues de Souza
Leandro Vuaden recebeu informação do quarto árbitro Flávio Rodrigues de Souza Leandro Vuaden recebeu informação do quarto árbitro Flávio Rodrigues de Souza

O Santos enviou nesta quinta-feira (27) um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em que pede a anulação da partida por suposta interferência externa na decisão do árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden de voltar atrás na marcação de um pênalti para o Santos no jogo da última quarta-feira, válida pelas quartas de final da Copa do Brasil, além de solicitar a adoção de outras decisões e punições.

Perto do fim do primeiro tempo, quando o duelo estava empatada em 1 a 1, Vuaden marcou pênalti de Réver em Bruno Henrique, mas acabou recuando na decisão após cerca de um minuto, depois de conversa com o quatro árbitro Flávio Rodrigues de Souza.

"Novamente, estamos diante de um caso em que o árbitro revoga sua marcação por comunicação do quarto árbitro, cuja participação teria sido provocada pelo repórter de campo, senhor Eric Faria, da Rede Globo de televisão, que é elemento alheio ao certame, devendo se comportar como jornalista e não como torcedor de seu time do coração", escreve o Santos em seu ofício.

EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se

Publicidade

Além disso, o Santos afirma ter provas em vídeos e fotografias que o repórter avisou ao quarto árbitro que o pênalti não ocorreu, informação que teria sido repassada a Vuaden. "Reportar ao 4º árbitro sua impressão do lance após ver replay na televisão não é função nem atitude condizente com um jornalista esportivo. Esta ação repudiável foi testemunhada por dezenas de pessoas e pode ser constatada no vídeo da partida e em fotografias tiradas por outros veículos de mídia", afirma o Santos.

De acordo com o clube paulista, situações semelhantes teriam ocorrido em outros dois jogos recentes do Flamengo, diante do Fluminense, em outubro de 2016, e contra o Avaí, em junho.

Publicidade

Assim, o Santos defende a anulação da partida, que terminou com vitória da equipe por 4 a 2 - o Flamengo acabou avançando às semifinais da Copa do Brasil pelo número de gols marcados como visitante, pois havia triunfado no jogo de ida, como mandante, por 2 a 0.

"Tais fatos devam ensejar a anulação da partida, pelo bem do futebol nacional e da credibilidade da entidade", afirma o Santos. "As decisões do árbitro são soberanas e a interferência externa não é autorizada pela Fifa ou CBF, tampouco recomendada pela comissão de arbitragem nacional", acrescenta.

Publicidade

O Santos também faz mais três pedidos, de punições para o juiz e também ao jornalista que o clube acusa de ter se comunicado com a arbitragem. "Proibir que repórteres permaneçam na lateral do campo e se comuniquem com a equipe de arbitragem durante as partidas; Punir adequadamente a equipe de arbitragem que atuou em referida partida; Descredenciar o Sr. Eric Faria como repórter de campo", escreve o clube.

Em seu perfil na rede social Twitter, Eric Faria negou ter conversado com o quatro árbitro sobre o lance que envolveu Bruno Henrique e Réver. "Alguns me acusam de ter falado com o quarto arbitro. Leviano. Mentiroso. Quem estava mais perto dele? O Levir Culpi. Cuidem de suas frustrações", afirmou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.