Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ralf volta para deixar Corinthians 'cascudo' para Libertadores

Aos 33 anos, volante levará experiência ao grupo corintiano, que sofreu em mata-matas da Copa do Brasil e da Sul-Americana em 2017

Futebol|

Ralf retorna para sua segunda passagem no Corinthians
Ralf retorna para sua segunda passagem no Corinthians Ralf retorna para sua segunda passagem no Corinthians

Em 2018, o técnico Fabio Carille quer um Corinthians mais experiente - ou mais cascudo, como se diz na gíria -, mais alto e mais forte nas bolas aéreas, principalmente na defesa. Em linhas gerais, essas foram as razões que fizeram o clube promover o retorno do volante Ralf, de 33 anos, contratação confirmada nesta segunda-feira (12) pelas redes sociais. É o primeiro reforço desde que Andrés Sanchez foi eleito presidente.

Velho conhecido da torcida corintiana, Ralf já tem mais de 350 jogos pelo clube, entre 2010 e 2015, com oito gols e seis títulos, entre eles uma Copa Libertadores e um Mundial de Clubes da Fifa.

Esse passado não serve apenas para a enciclopédia da história corintiana. A chegada de Ralf mostra a preocupação de Fábio Carille em montar um elenco com mais rodagem para equilibrar com a juventude que tomou conta do ano passado, quando o time teve vários titulares formados na base como o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o volante Maycon, por exemplo.

Ralf é o segundo campeão da Libertadores de 2012 a voltar ao clube nesta temporada. O primeiro foi o atacante Emerson Sheik. A aposta na base vai continuar, mas será mais comedida. O treinador quer um time mais cascudo, principalmente para os jogos da competição continental.

Publicidade

EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se

Um exemplo recorrente utilizado pela comissão técnica para ilustrar a falta de experiência da equipe foi a eliminação para o Racing na Copa Sul-Americana do ano passado. Depois do empate em São Paulo, os argentinos seguraram o 0 a 0 em casa. Na Copa do Brasil, pela quarta fase, o Alvinegro também foi eliminado. Nos pênaltis, diante do Internacional, ficou pelo caminho.

Publicidade

As outras qualidades de Ralf também procuram preencher algumas deficiências no elenco. O time não tem muitos jogadores altos, perto de 1,80 metro, só Balbuena, Pedro Henrique e Júnior Dutra. Isso é um problema na bola aérea, principalmente quando o time está defendendo. Foi assim que a equipe perdeu para o Santo André na última sexta-feira. Com 1,82 metro, Ralf terá a obrigação de ajudar nos cruzamentos, escanteios e faltas na área corintiana.

O apetite na marcação foi a qualidade que o clube fez questão de destacar ao confirmar o negócio nas redes sociais. "Cuidado. Cão bravo. O pitbull está voltando", dizia a mensagem bem-humorada divulgada pelo clube ao lado de uma foto do volante no Twitter. "Já treinei muito sendo marcado por ele. É difícil. Ele é inteligente para marcar", definiu o meia Rodriguinho.

Publicidade

A chegada de Ralf é uma prevenção diante da saída de iminente de Maycon para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e também uma forma de criar uma sombra para o titular Gabriel. Essa função seria de Paulo Roberto, mas ele vive seguidos problemas físicos.

A posição de volante, no entanto, não era uma das prioridades. O problema maior do Corinthians ainda é um atacante substituto de Jô, que foi para o futebol japonês no final do ano passado. Júnior Dutra é o preferido, mas ainda não é unanimidade. Livre no mercado desde que se desligou do Beijing Guoan, da China, no fim do ano passado, Ralf teve seu nome aprovado pela comissão técnica.

O novo presidente salientou a história que ele tem no clube, com tantos jogos e títulos. Ele chega de graça para um contrato de dois anos. "É um jogador que pode entrar quando o time precisar. Além disso, já conhece bem o Carille", disse uma fonte próxima à comissão técnica.

10 fatos marcantes da carreira de Ralf com a camisa do Corinthians:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.