Procura-se outro centroavante. Gabriel Jesus não tem substituto

Tardelli e Firmino não foram aproveitados nos últimos jogos das Eliminatórias

Gabriel Jesus foi artilheiro da seleção brasileira com sete gols nas Eliminatórias
Gabriel Jesus foi artilheiro da seleção brasileira com sete gols nas Eliminatórias Paulo Whitaker/Reuters

Artilheiro da seleção brasileira nas Eliminatória Sul-Americanas com sete gols depois da vitória sobre os chilenos, Gabriel Jesus é o titular absoluto da equipe. Mas uma análise de toda a Era Tite na competição continental mostra que o reserva para do camisa 9 ainda não está definido em um grupo que tem tantas outras posições definidas.

Para as duas últimas partidas das Eliminatórias, Tite optou por Diego Tardelli e Roberto Firmino como opções no banco de reservas.  Apesar de estilos parecidos, o jogador do Shandong Luneng parece ser opção mais para jogar pelos lados do campo na cabeça do treinador; enquanto o atleta do Liverpool atuaria mais centralizado, ou como ‘falso 9’, como insistem alguns modernos do futebol.

Tite não abre nenhuma brecha e, pelo contrário, ainda joga luz em outra concorrência. Em entrevista coletiva, o treinador deixou clara sua satisfação com Alex Sandro na lateral esquerda.

Diego Tardelli mostrou maturidade mesmo sem jogar
Diego Tardelli mostrou maturidade mesmo sem jogar Marcelo Machado de Melo/Folhapress

“Não tenho como definir os atletas convocados. Daqui a pouco será no último minuto. Às vezes a gente define uma situação por fio de cabelo. Vou ser sincero. Marcelo, Filipe Luis e Alex Sandro. Vai dormir com esse barulho”, disse Tite, que comemorou o entrosamento e amizade dos titulares Neymar e Gabriel Jesus. “Eles se gostam. Gostam do convívio. Tem o lastro de amizade. Temos de cooperar. Quem está melhor serve.”

Aos 32 anos, Tardelli tem maturidade de sobra para entender que pode chamar a atenção da comissão técnica em cada movimento nos treinamentos. Foi o que procurou fazer mesmo sem ter sido aproveitado nas últimas partidas. Mais do que isso, foi sempre atencioso quando solicitado e dispensou bons minutos em entrevistas com os jornalistas na zona mista do Allianz Parque.

“Acho que jogar na China não interfere mais. Tenho a prova que é o Renato Augusto, que está lá. O Paulinho jogava lá até pouco tempo atrás. Todos eles vinham jogando bem. Acho que hoje para o Tite é mostrar nos treinamentos independentemente se vai jogar ou não. Tem que estar bem. Estar em alto nível. Estou em um bom momento na China e isso é importante para mim”, disse Tardelli.

Com os dois contra o Chile, Gabriel Jesus chegou aos sete gols na competição continental e deixou Neymar para trás, com seis. Paulinho, que também marcou em São Paulo, chegou a seis gols. O artilheiro do torneio foi o uruguaio Cavani, com dez.

Para os lados do campo, Tite parece ter deixado pelo caminho Douglas Costa (Juventus), Luan (Grêmio) e Taison (Shakhtar Donetsk). Já para a posição de centroavante, em algum momento ainda deve testar Jô, artilheiro do Campeonato Brasileiro com 13 gols em 26 rodadas e com amplo clamor popular por atuar no Corinthians. Diego Souza aparentemente perdeu espaço apesar de boas atuações.

Tite agora tem prevista apenas mais duas convocações antes da derradeira rumo para a Copa do Mundo. A lista com 30  pré-convocados deve ser enviada à Fifa em 14 de maio e reduzida a 23 jogadores em 3 de junho.

EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se