Portuguesa vive momento dramático e pode ser rebaixada para a Série D

Equipe precisa vencer e torcer por tropeço do Macaé para sonhar com a permanência

Portuguesa luta para não cair para a Série D
Portuguesa luta para não cair para a Série D NEWTON MENEZES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O fim de semana para o torcedor da Portuguesa pode se transformar em um grande pesadelo. O clube paulista está bem longe de viver um bom momento na Série C do Brasileirão, podendo até ser rebaixada para a Série D com uma rodada de antecedência.

Para evitar esse cenário, a Lusa não depende apenas de si. A primeira missão será secar o Macaé, que joga antes, no domingo pela manhã. A equipe carioca é a concorrente direta da Portuguesa na luta contra a queda e entrará em campo para enfrentar o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias. Com quatro pontos de vantagem para a Lusa, uma vitória deixaria o time paulista sete pontos atrás e com apenas seis em disputa, rebaixando matematicamente o clube para a Série D.

Depois de secar o Macaé pela manhã, se tudo der certo, o objetivo será buscar os seus três valiosos pontos. O adversário da Portuguesa será o Guarátingueta, equipe já rebaixada, com uma campanha horrível na competição e teoricamente "fácil" para a Lusa. No entanto, vale lembrar que a única vitória conquistada pelo time do interior de São Paulo na Série C foi diante da própria Portuguesa, no primeiro turno, o que deixa o jogo com ar de dramaticidade ainda maior. 

O que poderia pesar a favor da Lusa no duelo, acaba jogando contra. Apesar de ser mandante da partida, a Portuguesa não jogará em seu estádio, o Canindé. Os dirigentes alegaram que um evento nesta semana no estádio impediu a possibilidade do jogo ser realizado lá. Com isso, a partida será em Osasco, no Prefeito José Liberatti, o que acaba "afastando" o apoio que o time teria.

Se o Macaé perder e a Portuguesa empatar ou vencer, tudo será definido na última rodada primeira fase da Série C, quando o clube paulista visitará a Tombense-MG, que está na briga para subir para a Série B. O time carioca, por sua vez, enfrentará o Botafogo-SP, que está na mesma situação do time mineiro, no Moacyrzão, em Macaé. 

A queda para a Série D seria uma das piores tragédias da história da Portuguesa, vice-campeã do Brasileirão em 1996. No pior cenário possível, a Lusa poderia ficar sem disputar nenhuma competição nacional em 2018.

O rebaixamento permitiria o clube disputar a Quarta Divisão em 2017, mas caso não consiga subir, a chance de voltar a jogar a Série D novamente no ano seguinte seria remota. As vagas para a disputa da divisão são preenchidas pelos campeonatos estaduais e, atualmente, a Portuguesa está na Série A2, a famosa 'Segundona' do Paulistão, o que não daria chance ao clube de disputar as competições nacionais.

Assista aos programas da Record no R7 Play