Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por que o prêmio recebido por jogadores em caso de vitória se chama 'bicho'?

Prática comum no mundo da bola, o 'bicho' surgiu há exatos cem anos, criado pela torcida do Vasco da Gama; entenda

Futebol|Do R7

O 'bicho' é uma prática secular e que resistiu à profissionalização do futebol
O 'bicho' é uma prática secular e que resistiu à profissionalização do futebol O 'bicho' é uma prática secular e que resistiu à profissionalização do futebol

O ano era 1923. Naquela época, os clubes de futebol do Brasil ainda estavam longe do profissionalismo que vemos hoje. Os jogadores eram mal remunerados, isso quando recebiam um salário. Por conta disso, surgiu uma prática que até hoje resiste no nosso futebol: o "bicho". 

O bicho nada mais é do que uma gratificação dada aos jogadores em caso de vitória, empate ou título, segundo o jornalista Marcelo Duarte, autor da série Guia dos Curiosos. Mas por que essa prática recebeu o nome de "bicho"?

No folclore da bola, há duas versões que explicam a alcunha. A primeira é de que os torcedores premiavam os jogadores com animais, literalmente. A depender do tamanho das vitórias ou dos títulos conquistados, os atletas eram premiados com galinhas, patos ou leitões. Apesar de curiosa, essa versão já foi deixada de lado, mas fica aqui o registro. 

Outro ponto de vista, esse mais aceito pelos historiadores, é de que foi a torcida do Vasco da Gama, pioneira em inúmeras outras histórias, que começou a premiar seus jogadores em vitórias importantes, empates e títulos. É o que explica Marcelo Duarte. 

Publicidade

"Havia uma senha entre os torcedores, baseada no jogo do bicho. Um empate valia um cachorro, o número 5, ou 5 mil-réis. O coelho, número 10, representava 10 mil-réis e era pago em caso de uma vitória. Para as grandes vitórias ou títulos, o prêmio máximo era de uma vaca, número 25, ou 25 mil-réis", afirma o jornalista e escritor.

Inclusive, acredita-se que foi por conta dessa prática dos vascaínos que surgiu o termo "fazer uma vaquinha", já que os torcedores se uniam para arrecadar dinheiro a fim de incentivar os atletas a vencer. 

Publicidade

O futebol só foi regularizado dez anos depois, em 1933, mas o bicho continuou presente nos bastidores da bola, até hoje. O Água Santa, inclusive, usou essa prática para reconhecer o esforço de seus atletas na histórica campanha neste Paulistão, em que o time está na grande final, contra o Palmeiras. 

O Netuno paga cerca de R$ 120 mil a todos os funcionários do clube em caso de vitória. Nos empates fora de casa, a diretoria também paga um valor, ainda que menor. Já nas quartas e semifinais do Paulistão, o bicho foi ainda maior do que os R$ 120 mil, segundo o diretor-executivo do clube, Júlio Rondinelli.

Promessa de Paris-2024, nadadora canadense de 16 anos bate recorde mundial dos 400 metros livres

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.