Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paulistão 2022 sorteia grupos nesta terça-feira, com transmissão do R7

Formato do estadual mais acirrado do país segue o da temporada passada, com cada um dos 16 clubes divididos em quatro chaves

Futebol|André Avelar, do R7

Representantes dos 16 clubes estarão presentes no sorteio
Representantes dos 16 clubes estarão presentes no sorteio Representantes dos 16 clubes estarão presentes no sorteio

O Paulistão 2022 começará a tomar forma já nesta terça-feira (9), a partir das 13h30 (de Brasília), com transmissão do R7 e do PlayPlus. A FPF (Federação Paulista de Futebol) sorteará em sua sede, na zona oeste de São Paulo, os quatro grupos dos 16 clubes participantes.

A Record TV transmite o Paulistão com exclusividade na TV aberta.

Assim como na temporada passada, o maior estadual do país terá 12 rodadas na fase inicial, com times enfrentando apenas adversários das outras chaves. Líder e vice-líder dentro do mesmo grupo se enfrentarão em jogo único nas quartas de final — os dois piores da classificação geral serão rebaixados. As semifinais também serão em partidas únicas, com a final em confrontos de ida e volta.

O atual campeão São Paulo estará no pote 1 do sorteio, que contará com dirigentes e jogadores das equipes envolvidas. Vice-campeão, o Palmeiras estará no pote 2, seguido pelo Corinthians no 3 e Santos, o pior entre os cabeças de chave, no 4. Jogadores desses times vão ajudar na distribuição dos confrontos.

Continua após a publicidade

Além dos conhecidos como “quatro grandes”, Botafogo, Ferroviária, Grêmio Novorizontino, Guarani, Inter de Limeira, Ituano, Mirassol, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Santo André, São Bento e São Caetano estarão na tradicionalmente acirrada disputa do título. O Troféu do Interior também estará mantido.

A condução do sorteio ficará a cargo da apresentadora Sabrina Sato, da Record TV, e do youtuber Fred, do canal Desimpedidos. Em razão das normas de distanciamento social, apenas cerca de cem pessoas foram convidadas para o evento.

Continua após a publicidade

O Paulistão 2022 será a 120ª edição do campeonato mais antigo do país. Do primeiro torneio, em 1902, até 2021, 18 clubes levantaram o cobiçado troféu.

Conheça todos os campeões do estadual mais antigo do Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.