Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Palmeiras vence Santos por 1 a 0 e assume a liderança do Brasileirão

Verdão, que tinha perdido pênalti com Veiga, conseguiu se recuperar em gol de Gustavo Gómez na reta final

Futebol|Do Live Futebol BR

Zagueiro Gustavo Gómez, do Palmeiras, comemora único gol na Vila Belmiro
Zagueiro Gustavo Gómez, do Palmeiras, comemora único gol na Vila Belmiro Zagueiro Gustavo Gómez, do Palmeiras, comemora único gol na Vila Belmiro

Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0 na tarde deste domingo (29) e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, com 15 pontos, mesmo número do Corinthians, que perde nos critérios de desempate. O Peixe foi para nono, com 11. A partida, válida pela oitava rodada, foi disputada na Vila Belmiro lotada pela torcida única santista.

Apenas sem o atacante Ângelo, em recuperação muscular, o Peixe foi a campo completo. O Palmeiras jogou cheio de desfalques pelos mais variados motivos: Weverton, Kuscevic, Piquerez, Luan, Jailson, Maike, Gabriel Beron e Danilo, além do técnico Abel Ferreira, suspenso.

O próximo compromisso do Alvinegro Praiano será no sábado (4), às 19h, contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba. O Verdão receberá, também pelo Brasileiro, o Atlético-MG no domingo (5), às 16h, no Allianz Parque.

Leia também

O jogo

Publicidade

Começou com o Palmeiras levando perigo, mas quem teve chance clara de gol nos momentos iniciais foi o Santos: aos 6’, o artilheiro Marcos Leonardo cruzou da esquerda para Léo Baptistão, que, frente a frente com o gol, perdeu.

Aos 7’, Veiga respondeu com chute de fora da área, mas sem perigo para João Paulo. Movimentada, a partida ainda teve outro lance perigoso em bate-rebate que terminou com a bola nos pés de Baptistão: outro chute santista para fora, aos 11’.

Publicidade

Baptistão queria ser o nome do jogo: aos 20’, bateu colocado e Lomba precisou espalmar.

Do lado palmeirense, Scarpa pretendia fazer valer a expectativa que seu futebol desperta. Teve duas boas chances na etapa inicial, mas sem balançar as redes.

Publicidade

O duelo ficou lá e cá, mas as oportunidades foram sendo desperdiçadas para especial desespero da torcida do Peixe.

Muitos ataques e um gol, aos 39': Marcos Leonardo, em chute oportunista, na pequena área, mas o VAR entrou em ação e acabou com a festa do Santos. Motivo: falta cometida por Baptistão na origem da jogada.

O Verdão ainda chegou bem após Jojhan Julio perder a bola no meio de campo e Rony avançar, mas com chute para fora, aos 46'. Pouco depois, Dudu arriscou de longe, mas ficou nisso.

Etapa final

Começou ainda mais movimentada e com possibilidades de lado a lado. Também com alterações nas escalações, o primeiro cartão amarelo da partida e, uma vez mais, VAR em ação.

Resultado: pênalti para o Palmeiras, confirmado após conferência de vídeo, aos 21'. Carga de Rodrigo Fernández em cima de Marcos Rocha. Torcida santista se revoltou com a marcação porque Rocha estaria adiantado.

Veiga, de esquerda, não manteve a escrita de jamais perder pênalti: caprichou, mas a bola explodiu na trave. Rony ainda tentou aproveitar na sequência da jogada, sem sucesso.

O Peixe aproveitou para mudar outras peças, inclusive com saída de Marcos Leonardo, que não gostou. Mas foi o Verdão quem teve equilíbrio emocional para mostrar algo diferente.

Aos 34', Scarpa cobrou escanteio e Gustavo Gómez subiu mais do que Lucas Pires para marcar de cabeça: 1 a 0 Palmeiras. 

O ex-Palmeiras Ricardo Goulart ainda chutou forte, aos 37', após girar com agilidade, mas Lomba defendeu. Angulo ainda finalizou para fora.

Mais chances de parte a parte, nada de gol. Fim da invencibilidade do Santos na Vila Belmiro e ampliação do domínio palmeirense sobre o Peixe, com seis vitórias e dois empates no retrospecto recente.

FICHA TÉCNICA

Santos 0 x 1 Palmeiras

Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)

Data e hora: domingo (29/5), às 16h

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa)

Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa) e Daniel Luís Marques

VAR: Wagner Reway (PB)

Gols: Gustavo Gómez (Palmeiras), aos 34'/2ºT

Cartões amarelos: Gabriel Menino (Palmeiras), aos 15'/2ºT; Rodrigo Fernández (Santos), aos 25'/2ºT

Público: 14.220

Renda: R$ 416.655,00

SANTOS: João Paulo; Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Sandry, Rodrigo Fernández e Vinícius Zanocelo (Lucas Braga); Jojhan Julio (Ricardo Goulart), Léo Baptistão (Bryan Angulo) e Marcos Leonardo (Rwan Seco). Técnico: Fabián Bustos.

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo (Naves) e Jorge; Gabriel Menino (Fabinho), Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga (Atuesta); Rony (Breno Lopes) e Dudu (Rafael Navarro). Técnico: João Martins (no lugar de Abel Ferreira, suspenso).

Veja por onde andam os jogadores da seleção na Copa de 2014

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.