Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Palmeiras chega à 4ª final de Paulistão nos últimos 20 anos

Time alviverde — que pode se isolar como 2º maior ganhador do Paulistão — disputou as finais de 1999 (Corinthians), 2008 (Ponte Preta) e 2015 (Santos)

Futebol|

Palmeiras pode se isolar como 2º maior vencedor da história do Paulistão, com 23 títulos
Palmeiras pode se isolar como 2º maior vencedor da história do Paulistão, com 23 títulos Palmeiras pode se isolar como 2º maior vencedor da história do Paulistão, com 23 títulos

Ao eliminar o Santos, nesta terça-feira (27), o Palmeiras não apenas garantiu uma decisão inédita neste século no Campeonato Paulista. O avanço também permitiu ao time a chance de fazer o clube se isolar como segundo maior campeão da história do torneio, cujo recordista de títulos é o Corinthians, com 28 troféus.

O Palmeiras buscará a sua 23ª taça estadual contra o vencedor do mata-mata entre corintianos e são-paulinos, que se enfrentarão no duelo de volta da semifinal nesta quarta-feira, às 21h45, no Itaquerão. Se atingir este objetivo, deixaria para trás o Santos, que também ganhou o Paulistão por 22 vezes, e abriria vantagem sobre o São Paulo, dono de 21 troféus da tradicional competição.

Se por um lado está no Top 3 dos maiores campeões do Estado, o Palmeiras fará neste 2018 apenas a sua quarta final de Paulista em 20 anos. Nas duas últimas décadas, o Palmeiras só esteve na decisão em 1999, 2008 e 2015, contra Corinthians, Ponte Preta e Santos, respectivamente, tendo vencido apenas o time de Campinas.

Ou seja, o time palmeirense tentará encerrar um jejum no Estadual que está completando dez anos. O São Paulo, por sua vez, luta contra uma seca de títulos paulistas que dura desde 2005, quando faturou o seu 21º e último troféu do principal torneio do Estado.

Publicidade

Caso superem o São Paulo, os corintianos reencontrariam os palmeirenses na final do Estadual pela primeira vez desde 1999, ano em que a rivalidade histórica entre os clubes se acirrou ainda mais depois que a equipe alviverde eliminou o adversário da Copa Libertadores em um épico mata-mata válido pelas quartas de final.

Jejum em jogo

Publicidade

Se o Palmeiras tenta encerrar uma incômoda fila de títulos estaduais, o São Paulo não disputa uma autêntica decisão de Paulistão desde 2003, quando caiu diante do Corinthians na luta pelo título. Isso pelo fato de que, em 2005, o Estadual foi realizado no formato de pontos corridos, em turno único, com 20 clubes participantes.

Naquela ocasião, fechou a sua campanha com 45 pontos, contra 37 dos corintianos (vice-campeões) e do Santos, terceiro colocado nos critérios de desempate.

Publicidade

Um avanço são-paulino nesta quarta-feira à noite também faria o clube do Morumbi reeditar contra os palmeirenses uma decisão do Campeonato Paulista que não acontece desde 1992.

Naquela ocasião, em meio à grande fase do time de Telê Santana que conquistaria o bicampeonato da Libertadores e do Mundial de Clubes, o São Paulo derrotou o Palmeiras no início da chamada Era Parmalat no clube alviverde.

Palmeirenses não perdoam rivais santistas nas redes sociais após eliminação no Paulista:

De Gabriel Jesus a Pogba: os craques que marcaram gols nesta terça:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.