Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Özil justifica aposentadoria da seleção: 'racismo e desrespeito' 

Jogador criticou tratamento recebido por ele pela Federação Alemã de Futebol e explicou encontro com presidente turco

Futebol|David Plassa, do R7

Özil anunciou neste domingo (22) aposentadoria da seleção alemã de futebol
Özil anunciou neste domingo (22) aposentadoria da seleção alemã de futebol Özil anunciou neste domingo (22) aposentadoria da seleção alemã de futebol

Mesut Özil usou as redes sociais para anunciar a aposentadoria da seleção alemã e rebater críticas recebidas após ter posado ao lado de Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia.

"O tratamento que recebi da Federação Alemã de Futebol e muitos outros faz com que eu não queira mais vestir a camisa da equipe nacional", escreveu o jogador.

"Racismo e desrespeito"

Özil disse se sentir "indesejado" e acredita que as realizações dele no time alemão foram "esquecidas". E foi além: "Pessoas com experiências racialmente discriminatórias não devem ter permissão para trabalhar na maior federação de futebol do mundo, que tem muitos jogadores de famílias com herança dupla."

Publicidade

Curta a página R7 Esportes no Facebook

O jogador também atribuiu a decisão a eventos recentes e completou: "Não vou mais jogar pela Alemanha em nível internacional enquanto eu tiver esse sentimento de racismo e discriminação."

Publicidade

Encontro com o presidente turco

Em visita a Londres no mês de maio, Erdogan convidou Özil (atualmente no Arsenal) e o companheiro de seleção alemã Ilkay Gündogan (Manchester City) para um encontro em um hotel, que também contou com a presença do jogador turco Cenk Tosun, do Everton.

Publicidade
Da esquerda para a direita: Gündogan, Özil, Erdogan e Tosun
Da esquerda para a direita: Gündogan, Özil, Erdogan e Tosun Da esquerda para a direita: Gündogan, Özil, Erdogan e Tosun

Alemães de origem turca, Özil e Gündogan foram repreendidos no país que defendem em campo. Erdogan é uma figura política controversa e, na época da foto, tentava a reeleição para o cargo que já ocupa há 15 anos. Outra crítica ao líder turco é a maneira violenta com a qual lida com opositores.

De acordo com o jornal britânico Independent, Oliver Bierhoff, diretor esportivo da seleção alemã, chegou a sugerir que os jogadores não fossem autorizados a representar o país na Copa da Rússia.

"As duas últimas semanas me deram tempo para refletir e tempo para pensar sobre os eventos dos últimos meses. Consequentemente, quero compartilhar meus pensamentos e sentimentos sobre o que aconteceu", escreveu Özil no Twitter.

Özil conheceu o presidente turco em 2010, após partida entre Alemanha e Turquia em Berlim, e explica que os dois já se cruzaram diversas vezes pelo mundo desde então. O jogador afirma estar ciente de que a foto causou enorme repercussão na mídia alemã, mas reforça que não teve intenções políticas.

"Como disse, minha mãe nunca me deixou perder de vista minha ancestralidade, herança e tradições familiares", escreveu. “Para mim, ter uma foto com o presidente Erdogan não era sobre política ou eleições, era sobre eu respeitar o cargo mais alto do país da minha família."

Özil anunciou aposentadoria e justificou foto ao lado do presidente da Turquia
Özil anunciou aposentadoria e justificou foto ao lado do presidente da Turquia Özil anunciou aposentadoria e justificou foto ao lado do presidente da Turquia

Özil ainda argumenta que é jogador de futebol e não político. Além disso, contou ter conversado com o presidente turco sobre o mesmo tópico de sempre: "(...) — o futebol—, pois ele também era um jogador em sua juventude", completou.

O jogador não poupou a mídia alemã, que para ele retratou algo diferente do ocorrido: "Para mim, não importava quem era o presidente, importava que fosse o presidente. Ter respeito pelo cargo político é uma visão que tenho certeza de que tanto a rainha quanto a primeira-ministra Theresa May compartilharam quando também receberam Erdogan em Londres."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.