R7 - Esportes

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

25 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Esportes/Futebol/Notícias

Icone de Futebol Futebol

publicado em 27/02/2013 às 09h00:

Torcidas organizadas são responsáveis pela violência
para 83% das pessoas, aponta estudo

Baseado em dados de 2010 e 2011, levantamento mostra quadro que ainda não mudou

Do R7


Publicidade

A polêmica envolvendo as torcidas organizadas do Corinthians, envolvidas no incidente que matou um torcedor do San Jose na Bolívia, em jogo válido pela Taça Libertadores, trouxe de volta a discussão acerca desses grupos. E para mais de 80% das pessoas, as chamadas organizadas são responsáveis pela violência nos estádios de futebol ainda nos dias atuais.

É o que aponta um estudo da Stochos Sports & Entertainament, consultoria especializada na área esportiva. Com dados colhidos entre 2010 e 2011, a realidade já não era nada diferente do que continua sendo hoje. Com base em entrevistas feitas com 49.297 torcedores, 83,9% deles atribuíram às organizadas a culpa pela violência nos redutos futebolísticos brasileiros. A Segurança Pública (ou falta dela) veio a seguir, com 6,5%, enquanto o álcool e as drogas tiveram 3,8% da preferência.

Entre os entrevistados que não frequentam os estádios no Brasil, foi questionado se eles pensariam em ir acompanhar o seu time do coração, mesmo que eventualmente, caso as torcidas organizadas fossem banidas, e o resultado foi impressionante. Mais de 60% declarou que iria, enquanto outros 35,5% disse que não iria. Os 4,4% restantes não souberam responder.

Os resultados apontam que o banimento das organizadas, se institucionalizado no País, poderia trazer benefícios aos que atribuem a elas a violência que impera nos estádios de futebol. Entretanto, é importante lembrar que o direito de livre associação, no qual entram essas organizações de torcedores, é protegida pela Constituição Federal de 1988 e pelo Estatuto do Torcedor.

 
Veja Relacionados:  torcidas, organizadas, estudo, levantamento, stochos, libertadores, bolívia, kevin espada
torcidas  organizadas  estudo  levantamento  stochos  libertadores  bolívia  kevin espada 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping