R7 - Esportes

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Esportes/Futebol/Notícias

Icone de Futebol Futebol

publicado em 20/09/2012 às 05h50:

Sumido no Brasil, Zizao é considerado um sucesso pelo marketing corintiano

Time admite que ainda não teve retorno financeiro, mas diz que chinês "abriu portas"

Carolina Canossa, do R7

Publicidade

Em março deste ano, Zizao foi o protagonista de uma grande festa no anfiteatro do Parque São Jorge. Considerado um jogador de potencial pelo Corinthians, o tímido asiático também era visto como uma ponte para adentrar no enorme mercado consumidor chinês. Seis meses depois, porém, o atacante sequer entrou em campo, atrapalhado principalmente por duas lesões no ombro. 

Apesar de muita gente de fora já considerar a trajetória do chinês no clube um fracasso, a diretoria alvinegra tenta divulgar outro ponto de vista. Se por um lado o departamento de marketing admite que ainda não obteve retorno financeiro com Zizao, por outro os dirigentes do setor acreditam que há muitos pontos positivos na vinda do atleta. 

Cobrado por chinês, Tite retruca: “Por que não convocaram o Zizao?”

Rivais imitam hit da internet e brincam com fase do Palmeiras

Lenda do esporte é presa após bater em hóspede e destruir hotel nos EUA

Caio Campos, gerente de marketing do Coritnhians, explica: 

- Como a gente dá muito resultado financeiro, estão sempre esperando resultados financeiros, mas às vezes o resultado vem da imagem. Isso também é importante e estamos tendo com o Zizao. É a abertura de um novo mercado, estamos abrindo as portas de uma comunidade fechada. Antes dele, a gente não tinha nenhuma oportunidade de negócios com empresas chinesas, mas agora já tenho relacionamento com mais de oito. 

Entre os exemplos, Campos cita uma moto do Corinthians, fabricada por uma empresa chinesa, que será lançada no próximo mês. Ele ainda diz que houve mais de oito eventos com a colônia aqui no Brasil, além de duas viagens a convite do governo da China: 

- Lá há uma rede social onde já existe uma comunidade do Corinthians, então já é uma semente nossa na China. Ainda não deu frutos financeiros, mas acredito que isso vai acontecer em breve. 

Relembre as novelas do futebol que mais cansaram os torcedores do País

Vice-presidente do clube, Luis Paulo Rosemberg reforça o discurso alegando que “não comprei o Zizao para aqui, mas para (aparecer) lá”. Apesar de não ter dados para provar a presença de Zizao na mídia chinesa, ele garante que o jogador aparece bastante nos meios de comunicação de lá: 

- Eu estive na China há dois meses e fiquei ligado em programa esportivo. É impressionante o que falavam dele. 

Justamente com o objetivo de reforçar ainda mais esta percepção, o Corinthians já tem acertado com a emissora Guan Dong a transmissão de quatro programas semanais sobre o time, com duração de meia hora cada. A ideia de Rosemberg é dividir o espaço em três, apresentando os gols da equipe, a história e a rotina de Zizao “mesmo que ele só tiver ido ao restaurante comer comida chinesa”: 


- Eles adoram o homem! Ele estava em baixa, mas agora que ele voltou a treinar, está voltando. Lá, o Zizao gera muito mais audiência que aqui. 

O Corinthians pretende viabilizar a realização do programa até o fim do ano, a fim de aproveitar a participação da equipe no Mundial de clubes. Para que tudo dê certo, basta apenas arrumar um parceiro que tope bancar os custos de produção, estimados em cerca de R$ 150 mil mensais. 

A equipe do R7 vem tentando entrevistar o chinês há semanas, mas ainda não teve resposta do Corinthians.

Clique aqui para ver as respostas do quiz

 

Veja Relacionados:  Zizao, sucesso, chinês, marketing, Corinthians
Zizao  sucesso  chinês  marketing  Corinthians 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping