R7 - Esportes

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Esportes/Futebol/Notícias

Icone de Futebol Futebol

publicado em 22/08/2011 às 19h26:

Sócrates precisará de tratamento
para o resto de sua vida, diz médico

Ex-jogador ainda está internado na UTI após sofrer uma hemorragia digestiva

Mauricio Duarte, do R7

Publicidade

Por conta da hemorragia digestiva que sofreu, Sócrates precisará de acompanhamento médico para o resto de sua vida. Segundo o gastroenterologista clínico pelo Hospital das Clínicas da USP, Ricardo Barbuti, o ex-jogador deverá ter hábitos mais regrados e precisará impor limitações no seu cotidiano. Além disso, terá que se submeter frequentemente à endoscopia de repetição, para checar seu estado.

- Ele vai precisar parar de beber definitivamente. Também vai ter que se abster de alguns medicamentos, principalmente anti-inflamatórios. Uma simples aspirina pode dar uma úlcera grave. Ele não vai poder fazer exercício físico em excesso e carregar peso, porque isso eleva a pressão.

A hemorragia sofrida pelo ex-craque aconteceu devido a um aumento de pressão na veia porta, que é formada por duas outras veias. Ela passa por dentro do fígado e qualquer alteração que impeça a passagem adequada do sangue por esse canal faz com que haja um aumento de pressão e todas as veias se dilatam, podendo se romper e levar ao sangramento. É uma espécie de varizes no estômago.

De acordo com o médico, é muito difícil reverter a situação em um caso como o de Sócrates. Se o quadro progredir, o ex-corintiano pode precisar até mesmo de um transplante de fígado. O procedimento é comum em pacientes com esse tipo de problema.

Segundo Barbuti, a principal causa de varizes no estômago é a cirrose. Embora a família do jogador não confirme que foi essa doença que levou Sócrates a ter a hemorragia, o próprio Doutor já afirmou diversas vezes que bebe frequentemente.

- Nem sempre cirrose é provocada pelo álcool. Não tenho acesso ao prontuário dele, mas se ele tem cirrose, com certeza a hemorragia foi provocada por ela.

Neste domingo (21), o hospital Albert Einsten, onde ele está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) publicou um boletim médico informando que ele já apresenta um quadro de melhora e consegue comer. Sócrates, de 57 anos, está internado desde sexta-feira (19) e permanece sob cuidados da UTI. Logo depois de dar entrada no hospital, ele foi submetido a um procedimento de descompressão da hipertensão portal através de radiologia intervencionista. Seu quadro clínico é estável.

Conhecido como "Magrão" e Doutor Sócrates por sua formação em medicina, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi uma das estrelas da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Em sua vitoriosa carreira, o jogador se destacou durante passagem pelo Corinthians, clube que defendeu de 1978 até 1984. Ele também passou por Botafogo-SP, Flamengo e Santos, no Brasil, e Fiorentina, na Itália. Aos 57 anos, o ex-atleta hoje é médico, colunista da revista Carta Capital e comentarista do programa Cartão Verde, da TV Cultura.

 

Leia mais notícias de Esportes
Confira tudo sobre o mundo do Futebol
Veja as manchetes do dia no R7

Veja Relacionados:  sócrates
sócrates 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping