R7 - Esportes

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

22 de Julho de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Esportes/Futebol/Notícias

Icone de Futebol Futebol

publicado em 21/09/2012 às 05h40:

Maestro que também trocou a Vila pelo Morumbi revela que pesou na decisão de Ganso

Pita foi procurado por Paulo Henrique Ganso e o aconselhou a escolher o São Paulo

Cauê Rademaker, do R7

Publicidade

Em 1984, Pita trilhou caminho idêntico ao de Paulo Henrique Ganso. Ídolo da torcida do Santos na época, trocou a Vila Belmiro pelo Morumbi. Quase 30 anos depois, o ex-meia, campeão nos dois clubes paulistas, elogiou a escolha do jovem e revelou, ao R7, que teve participação nessa decisão.

Pita tem relacionamento estreito com Ganso, a quem conhece desde antes de se profissionalizar. A pedido do presidente são-paulino, Juvenal Juvêncio, o ex-jogador conversou com o camisa 10 e o incentivou a acertar com o São Paulo.

- Ele foi muito jovem para a minha casa, meu ex-genro é quem cuidava da carreira dele. Depois fizemos algumas filmagens juntas, nosso  futebol é parecido. Conversei com ele sobre o São Paulo, tudo o que estava ocorrendo. O Juvenal também, e falei para ele definir sua vida. A saída do Santos estava definida, mas o destino, não.

Santos reluta em confirmar saída de Ganso

O destino, por sinal, poderia ter sido Porto Alegre. Ganso recebeu oferta do Grêmio e ficou inclinado a aceitar. Pita, no entanto, aposta que é no São Paulo onde o jogador tem mais chance de retomar o futebol que encantou o Brasil em 2010.

- Ele no São Paulo vai se dar bem. O São Paulo gosta de jogadores técnicos, como eu era, o Pedro Rocha, o Gérson, tem uma escola de grandes meias. Acho que o Ganso tem tudo para se adaptar ao São Paulo. Terá muita paz para trabalhar. Foi uma bela escolha. O Grêmio tem um perfil diferente de jogo, de mais raça, mais pegada, diferente do São Paulo.

Aos 54 anos, Pita lembra bem quando tomou a mesma decisão de Paulo Henrique Ganso. Na época, havia sido vice-campeão brasileiro pelo Peixe, em 1983, e já tinha conquistado o Paulistão de 1978. No Tricolor paulista, venceu duas vezes o Estadual e o Nacional de 1986.

Especialista dá 'ajuda' ao São Paulo

- Na época foi tudo mais sigiloso, não houve tumulto. Eu estava sem contrato e houve uma troca com o Zé Sérgio e o Humberto [jogavam no São Paulo], mais um dinheiro envolvido. O torcedor do Santos até não gostou, pichou o muro, mas tudo em menor escala. Depois de um tempo estava tudo em paz. Com o Ganso será assim. Ele foi campeão e já está na história do clube.

No Morumbi, Pita reencontrará Ganso. Recentemente, o ex-meia, campeão do Pan-Americano de Indianápolis 1987 pela seleção brasileira, foi contratado pelo Tricolor paulista para ser observador técnico da base. Se voltar a encontrar com Ganso nos corredores do clube, Pita já tem alguns conselhos para dar ao pupilo.



Hoje é difícil achar um meia de qualidade, como existia na minha época. É preciso desenvolver, lapidar o garoto na base. O próprio Ganso, por exemplo, não entra na área, não dribla, fica mais ali atrás. Talvez na base enão tenha sido orientado da forma correta. Eu falo isso para ele.

Após semanas de intensas negociações, o São Paulo, na quinta-feira (20), finalmente acertou a contratação do jogador. Para isso, os dirigentes tricolores irão pagar aproximadamente 23 milhões de reais por Ganso ao Santos.

 

Veja Relacionados:  esportes, futebol, pita, ganso, cauê, santos, são paulo
esportes  futebol  pita  ganso  cauê  santos  são paulo 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping