R7 - Esportes

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

26 de Julho de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Esportes/Futebol/Notícias

Icone de Futebol Futebol

publicado em 15/05/2013 às 11h36:

Governo brasileiro pressiona pela libertação de corintianos presos em Oruro

Nova série de reuniões pode dar desfecho ao caso que se arrasta há três meses

Da Agência Brasil

Publicidade

Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e da Bolívia, David Choquehuanca, conversaram nesta terça-feira (14), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, sobre a situação dos 12 brasileiros detidos, na cidade boliviana de Oruro, sob a acusação de participação na morte do estudante Kevin Espada, de 14 anos.

Os torcedores corintianos estão detidos há quase três meses. As autoridades brasileiras tentam obter o relaxamento da prisão dos torcedores e a permissão para o cumprimento de pena domiciliar.

O assunto deverá ser tratado também nesta quarta-feira (15) em reuniões do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com autoridades bolivianas. Cardozo estará no país para discussões sobre segurança de fronteiras e combate ao narcotráfico.

A Embaixada do Brasil na Bolívia ajudou a defesa dos corintianos a alugar uma casa em Oruro para que os torcedores possam permanecer em prisão domiciliar, enquanto aguardam o indiciamento formal. Na Câmara dos Deputados, foi criado um grupo de trabalho especialmente para acompanhar a situação dos brasileiros.

Os 12 torcedores foram presos após a morte do estudante boliviano durante o jogo entre Corinthians e San José (time boliviano), na Bolívia, na disputa pela Taça Libertadores. Espada morreu ao ser atingido por um sinalizador. Para os policiais bolivianos, o sinalizador foi disparado da área onde estavam os torcedores brasileiros. Eles negam responsabilidade.

O grupo de trabalho formado por parlamentares se reuniu na última segunda-feira (13) com representantes dos ministérios das Relações Exteriores, da Justiça, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O deputado Vítor Paulo (PRB-RJ) é o coordenador do grupo.

De acordo com os parlamentares, os próximos dias são decisivos, pois o governo brasileiro tem se esforçado para indicar que é ilegal a prisão dos 12 torcedores, uma vez que cinco deles estavam do lado de fora do estádio quando houve o disparo.

 
Veja Relacionados:  oruro, bolívia, san jose, corinthians, corintianos, sinalizador, kevin espada
oruro  bolívia  san jose  corinthians  corintianos  sinalizador  kevin espada 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping