Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nos pênaltis, Itália vence a Inglaterra e é campeã da Eurocopa

Time inglês abriu o placar aos 2', mas recuou e cedeu empate e partida foi definida nas penalidades máximas

Futebol|Filipe Siqueira, do R7

Italianos foram campeões em uma partida dramática, resolvida apenas nos pênaltis
Italianos foram campeões em uma partida dramática, resolvida apenas nos pênaltis Italianos foram campeões em uma partida dramática, resolvida apenas nos pênaltis

A Itália venceu a Eurocopa em um jogo que teve todos os ingredientes esperados de uma partida tão importante, disputado em Wembley, neste domingo (11).

A seleção inglesa, em sua primeira final da competição, abriu o placar nos primeiros minutos, levou o empate na etapa complementar após abdicar de pressionar e o jogo foi para a prorrogação. A disputa se resolveu apenas nos pênaltis — os ingleses perderam três cobranças.

A vitória da Itália se soma ao título de 1968 e torna a seleção bicampeã da Eurocopa. Do lado do ingleses, a derrota aumenta um longo jejum: a seleção do país espera há 58 anos um segundo título — desde o mundial de 1966, disputado em casa.

Jogo intenso

Publicidade

A final esperada começou elétrica. A Itália impôs uma forte pressão sobre a zaga inglesa, que quase falhou logo no primeiro minuto de jogo.

Mas quem abriu o placar foi a Inglaterra: Kane inverte o jogo com um passe longo, Trippier estuda a área italiana e cruza, a bola passa por todo o mundo e sobra para o lateral Luke Shaw, que bate de primeira. Sem chances para Donnarumma.

Publicidade

Após o gol, os ingleses continuaram intensos, tirando espaços da Itália, que sofria para avançar no campo adversário.

Aos 20', as coisas pareciam se complicar para os italianos: Jorginho caiu, sentindo o joelho. Mas após rápido atendimento, o meio-campo retornou.

Publicidade

A Itália assustou, aos 12': Bernardeschi cruza, Pickford faz boa defesa, e a bola sobra para Belloti, que chuta desequilibrado e perde grande chance, com o gol aberto.

Os ingleses conseguiam segurar a intensidade italiana, e apenas o atacante Chiesa tentava jogadas individuais na Itália, sempre sob vaias intensas dos ingleses em Wembley.

O jogo seguiu disputado e a Itália obteve o controle do meio-campo, com mais posse de bolas e passes trocados, mas a disciplina tática inglesa garantiu um primeiro tempo praticamente sem sustos.

Segundo tempo diferente

O roteiro do segundo tempo começou similar. A Itália com a posse, mas com extrema dificuldade para abrir espaços no campo adversário.

A melhor oportunidade do início da etapa complementar foi uma falta batida por Insigne, da meia-lua, aos 5'. Mas o goleiro inglês Pickford acompanhou a bola sair no canto esquerdo da meta.

A Inglaterra respondeu, também de bola parada. Aos 10', Maguire aproveitou cruzamento e cabeceou, mas a a bola passou por cima da meta adversária.

O jogo ganhou velocidade. Um minuto depois, Insigne pega a sobra de uma bola espirrada na área, carrega para perto da linha de fundo e chuta forte, mas Pickford faz boa defesa, em cima dele.

Chiesa tentou jogada individual pouco depois e quase empata, aos 16'. O atacante italiano entrou na esquerda da área, carregou para o meio e chutou rasteiro, mas Pickford salvou de novo. Assim, a Itália crescia no jogo e parecia questão de tempo o placar ser igualado.

Após muita insistência, a Itália conseguiu o empate, em um gol na base da pressão. Aos 21', em uma jogada de escanteio, Bonucci empatou. Após cobrança de Emerson, a bola fica sem dono na área e é cabeceada por Verrati. A bola ainda bate na trave e sobra para o zagueiro empurrar, quase na linha de gol.

O jogo era todo da Itália e a Inglaterra só se defendia, sem qualquer força ofensiva no segundo tempo.

Aos 27', Berardi quase vira, ao receber lançamento longo de Bonucci, do campo de defesa. A bola sobrou limpa e ele chutou estranho, por cima, mas antes da chegada de Pickford.

Os italianos pareciam querer a prorrogação, enquanto os ingleses tentavam um último gás. Nos seis minutos de acréscimo, a Itália apostou em lançamentos e em jogadas de lado para tentar furar de novo a defesa inglesa, que pouco falhou.

Com a persistência do empate, o jogo foi para a prorrogação.

Jogo foi para os pênaltis

No primeiro tempo da prorrogação, a Inglaterra conseguiu as duas melhores chances. A primeira com Sterling, aos 5', que recebeu pela esquerda já na área, mas demora para decidir e facilita a vida de Chiellini, que corta a tentativa de cruzamento.

No minuto seguinte, o volante Philips chutou à direita de Donnarumma, após receber a sobra de uma cobrança de escanteio.

Já no primeiro minuto do segundo tempo da prorrogação, Bernardeschi cobra falta forte e Pickford defende em dois tempos.

As duas equipes evitam desgastes e estavam completamente esgotadas fisicamente e davam apenas lançamentos longos. Como resultado, o jogo foi para a penalidade máximas.

Nos pênaltis, Belotti foi o primeiro a perder, dando vantagem aos ingleses. Mas Rashford e Sancho — que entraram no final da prorrogação justamente para cobrar penais — também desperdiçaram cobranças, colocando a Itália na frente.

Jorginho bateu mal e atrasou a conquista italiana. Mas Saka também perdeu a última cobrança e deu o título para o italianos.

LEIA ABAIXO: Veja imagens da final da Euro 2020, disputada entre Inglaterra e Itália

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.